O município de Vimioso está a investir perto de 830 mil euros na substituição de quase quatro mil lâmpadas convencionais por outras de tecnologia LED.
Por ano, a autarquia tinha uma despesa de meio milhão de euros com a iluminação que tinha instalada. O presidente da câmara, Jorge Fidalgo, sublinha que a redução do valor a pagar será significativa.
“O município tem uma despesa de cerca de 500 mil euros e se conseguirmos reduzi-la, que seja em 100/200 mil euros, é significativo, principalmente quando terminarmos a devolução ao Fundo de Eficiência Energético. Poderemos vir a conseguir esses níveis de poupança porque estas lâmpadas têm muito menos consumo e elas ficam reguladas, a partir da meia-noite, para terem menos intensidade”, justificou o presidente da câmara de Vimioso.
Jorge Fidalgo garante que dentro de três a quatro meses o trabalho estará concluído.
Esta empreitada resulta de uma candidatura ao "Norte 2020 - Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local" que recebeu o visto do Tribunal de Contas na semana passada. Os trabalhos já estão em curso sendo que, por exemplo, na aldeia de Algoso as luminárias estão praticamente todas trocadas.
“O objectivo é reduzir o consumo energético mas também as emissões de CO2”, salvaguardou ainda o autarca.
A empreitada abrange a vila e 19 aldeias e se se cumprir, Vimioso poderá ser o primeiro concelho do distrito inteiramente dotado de iluminação pública LED.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:
Enviar um comentário