Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Embaixador de Itália veio a Bragança conhecer potencialidades de cooperação

O embaixador de Itália em Portugal visitou ontem Bragança, para conhecer a realidade desta região, estabelecer contactos e fortalecer as relações.
O responsável diplomático, Uberto Vanni d' Archirafi, na visita, concluiu que há potencialidades de cooperação a nível do turismo e de investigação científica e tecnológica admitindo a possibilidade de os politécnicos italianos e o de Bragança estabelerem relações directas.

“Temos muita experiência de ciência e tecnologia e parece-me que pelo número de estudantes e de escolas do IPB, tem possibilidades de ter relações com as instituições científicas italianas, onde há muitos estudantes por professor, aqui há mais liberdade e flexibilidade, o que é um factor positivo”, afirmou o embaixador depois de estar reunido com o presidente e outros elementos da direcção do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

O Instituto Politécnico de Bragança foi um dos pontos de paragem da visita diplomática, onde reuniu com alguns dos cerca de 20 alunos italianos a estudar no politécnico através do programa Erasmus. Para o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, o interesse da embaixada italiana é um “excelente indicador” da possibilidade de novas parcerias e do aumento de estudantes daquele país.

“Seguramente, na sequência da visita dele, novas parcerias serão estabelecidas e as relações com as instituições italianas serão ampliadas”, referiu Orlando Rodrigues. Quanto à possibilidade de aumento do número de alunos italianos no IPB, o presidente da instituição considera que “será desejável que isso aconteça”, e que haja também mobilidade de investigadores e professores com Itália, já que o país “tem um sistema científico e tecnológico muito avançado e, sobretudo, uma perspectiva da ciência e tecnologia muito aplicada, próxima das empresas”.

O embaixador terminou a visita com uma passagem pela empresa Catraport, sediada no concelho de Bragança, que pertence ao grupo italiano Automotive e admitiu que há condições para que mais empresas italianas se instalem em Bragança.

“Para mim seria um motivo de satisfação levar a que a região de Bragança se abra às empresas italianas e há possibilidades”, referiu, vendo viabilidade na instalação de empresas do sector científico e tecnológico, nomeadamente automóvel, salientando que no concelho “há uma boa capacidade infraestrutural e de mobilidade, a qualidade de vida é muito alta e fiscalmente há benefícios para as empresas”.

O embaixador reuniu ainda com o presidente da câmara municipal de Bragança e destacou o desenvolvimento e as infraestruturas da cidade. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário