Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Bragança centro da cultura judaica durante cinco dias

A cidade de Bragança é o centro da cultura judaica durante cinco dias, entre quarta-feira e domingo, com um encontro que, pelo segundo ano consecutivo, junta academia, empreendedorismo, artes plásticas, música e cinema.

O evento Terra(s) de Sefarad --- Encontros de Culturas Judaico-Sefardita assume-se como um momento de "reflexão sobre a memória e o património judaico em Portugal e em todo o Norte da Península Ibérica", promovido pela Câmara de Bragança.

A cidade tem dois espaços museológicos dedicados à temática que, junto com o encontro, têm como propósito "perpetuar a memória judaica no território, associada à diáspora, para que seja um fator de aproximação das pessoas", segundo o autarca, Hernâni Dias.

O encontro dedicado aos judeus da Península Ibérica terá como atividade-âncora um congresso internacional sob o tema "Diásporas, Identidade e Globalização", com a coordenação científica da Cátedra da Estudos Sefarditas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O programa contempla o I Fórum Económico e do Empreendedorismo Sefardita, um debate sobre "os bons exemplos da dinâmica pluricontinental", havendo ainda um encontro da historiografia local e regional sefardita, concertos, mercado 'kosher', entre outras iniciativas.

No primeiro dia do encontro sefardita, haverá um concerto nos jardins do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com o mote "Herança Longínqua", por músicos portugueses e espanhóis.

"Pretendemos com esta iniciativa envolver a comunidade local, para que haja um reconhecimento da temática da cultura sefardita na cidade de Bragança", indicou o autarca.

Durante a iniciativa haverá ainda tempo para uma mostra de cinema judaico, ao ar livre.

Inserida neste encontro está também a exposição que vai ocupar um dos espaços do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, a partir de quarta-feira e até outubro.

"People | Saw but never met" (pessoas que vi, mas não conheci) é a maior exposição do desenhador e escultor israelita Kodav Ben-David em Portugal, com quatro mil peças inspiradas em pessoas reais que o autor fotografou pelo mundo.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário