Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Dez bombeiros macedenses receberam diploma profissional de socorro em emergências

Dez bombeiros da Associação Humanitária de Macedo de Cavaleiros recebem o diploma profissional de capacidade de socorro em situação de emergência.
Uma mais-valia a nível individual mas também para a própria corporação, considera João Venceslau, comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo:

“Estes dez profissionais executaram exercícios em três áreas distintas, uma delas relacionada com o DECIR 2019, outra com o suporte básico de vida e, por fim, uma ação de desencarceramento com uma vítima no veículo.

A prova é uma valorização pessoal mas, acima de tudo, com o lema de que quem não sabe não salva, e para salvar é preciso saber.

Para além de ser importante para o currículo pessoal deles, pois acaba por ser uma certificação individual no contexto geral, para o próprio corpo de bombeiros é uma mais-valia porque, acima de tudo, são dez homens que a partir de agora passam a ter outra valorização a nível curricular e profissional.”

Os diplomas foram atribuídos pelo Centro Qualifica do Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros com o objetivo de qualificar estes dez profissionais com um certificado que lhes confira habilitações de socorro em situação de emergência, como explica Armando Queijo, presidente da instituição:

“Estes dez operacionais, ao serem admitidos à prestação de provas, é porque os formadores entenderam que eles já reuniam todas as capacidades para se poderem submeter a elas.

O objetivo é que eles fiquem capazes de prestar auxilio e socorro em situações de emergência.

Fica aberta a porta para futuras certificações nesta e em outras associações a nível do distrito.”

Um trabalho que Armando Queijo quer que continue também a ser replicado no país:

“O ano passado realizamos uma ação deste género em Izeda, que correu muito bem, e temos inclusive o feedback de que profissionais que na altura foram formados e certificados , já subiram na estrutura específica da corporação.

A nossa ideia é continuar a desenvolver este trabalho no país, e o importante é que a instituição venha ao terreno, junto de outras associações, trazer e divulgar tudo aquilo que tem potencialidades para fazer.”

O Centro Qualifica funciona no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros desde janeiro de 2017 e tem como missão qualificar académica e profissionalmente adultos com mais de 18 anos, tendo por base a experiência dos cidadãos adquirida ao longo da vida.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário