No âmbito do projeto intermunicipal de Património Cultural Transmontano, Macedo de Cavaleiros recebeu a segunda ação do III Ciclo de oficinas de conhecimento em Património Cultural.
Uma sessão que teve como objetivo explicar os critérios e procedimentos para a classificação do património cultural material, como explica David Ferreira, Técnico Superior na Direção Regional de Cultura do Norte:
“Venho tentar explicar o procedimento de classificação. No fundo, como é que o Estado faz para classificar algo do interesse público, quais são os fundamentos teóricos e o procedimento administrativo. O processo de qualificação não é algo que envolva grandes dificuldades ou polémica mas sim de escolha e de seleção. Dentro do universo do património cultural, procuramos identificar aqueles objetos que são importantes para a Nação. Esses objetos ficam depois ao abrigo da Lei de Bases do Património Cultural.”
Um tema sobre o qual a população se tem mostrado interessada em saber mais, refere o técnico:
“A população está interessada no património cultural e em aprender. Penso que isso se insere num exercício de cidadania. É algo que diz respeito a todos e é importante para o cidadão saber como é que o Estado protege o património, desde logo reconhecendo-o, que é o primeiro passo.”
Estas sessões são organizadas pela Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário