quarta-feira, 24 de julho de 2019

Bandeira azul da praia fluvial de Mirandela retirada provisoriamente

Três semanas depois de ter sido hasteada, pela primeira vez, a bandeira azul na praia fluvial Dr. José Gama, em Mirandela, foi arriada.
A retirada aconteceu, na passada sexta-feira, precisamente no dia em que começou a funcionar, nas imediações da praia fluvial, o parque de diversões das festas da cidade, que vai ficar por lá até ao dia 4 de Agosto.

O vereador do Município de Mirandela, José Miguel Cunha, diz que a retirada da bandeira é provisória e que já estava prevista, precisamente devido à enorme concentração de pessoas durante o período festivo, dado que, adianta o vereador, não seria possível garantir os níveis de excelência exigidos naquele perímetro da praia. Pelo que a bandeira será novamente hasteada logo a seguir às festas, acrescenta.

“Esta questão da bandeira azul está dentro da normalidade, mas já tínhamos falado, quando foi efectuada a candidatura, que na altura da festa, com muito movimento e muitas coisas fora do normal, não conseguiríamos controlar nem garantir a praia com níveis de excelência, faria sentido arriar a bandeira durante esse período e só retomar dois ou três dias depois da festa acabar quando voltar tudo ao normal. Foi o que fizemos”, explica o vereador.

José Miguel Cunha garante que esta é a única razão para a retirada da bandeira, provisoriamente, desmentindo que fique a dever-se a resultados negativos da qualidade da água, da última análise efetuada

“Não temos nenhum problema com a água, porque se houvesse também tínhamos de interditar os banhos, como aconteceu no rio Rabaçal recentemente. Ainda esta semana fizemos [análises] e deu tudo excelente”, diz.

Os resultados da última análise da água, que estão afixados na praia fluvial, datam de 16 de Julho e dão conta de um aumento de um dos itens analisados, comparativamente aos resultados de 2 de Julho, mas ainda dentro do intervalo que classifica a água de excelente qualidade.

A APA, Agência de Proteção do Ambiente, é a responsável pela realização periódica das análises à água da praia fluvial e numa nota escrita, dá conta que “estão reunidas as condições para a bandeira azul continuar hasteada”.

Fica a promessa da autarquia de que a bandeira azul será novamente hasteada após o final das festividades, que acontece a 4 de Agosto. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário