segunda-feira, 1 de julho de 2019

"Chuvisca e os Guardiões das Sementes Nativas" seleccionado para o Plano Nacional de Leitura

NOTA DE IMPRENSA

O livro «Chuvisca e os Guardiões das Sementes Nativas», editado pela associação Azimute (associação juvenil sem fins lucrativos com sede em Bragança), foi recentemente distinguido pelo PNL2027. O Plano Nacional de Leitura divulgou os livros recomendados do 1.º semestre de 2019, estando o livro «Chuvisca e os Guardiões das Sementes Nativas» entre os livros selecionados. O livro faz parte de um catálogo online, disponibilizado pelo PNL2027 em parceria com a Rede Bibliotecas de Lisboa, o que permite ao leitor ter também acesso direto à biblioteca em Lisboa onde pode requisitar o livro.

O Plano Nacional de Leitura visa distinguir os melhores livros editados em Portugal, sendo esta escolha feita por um conjunto de especialistas independentes, de reconhecido mérito e qualificação nas diferentes áreas e tem como objetivo principal aumentar os hábitos e os índices de leitura da população.

Recordamos que o livro «Chuvisca e os Guardiões das Sementes Nativas», apoiado pela Missão Continente em 2018, foi oferecido a todas as crianças do 3º e 4º ano das escolas de Bragança e Vimioso. Esta conquista é uma garantia de qualidade do trabalho desenvolvido e uma excelente sugestão de leitura para os professores trabalharem em contexto sala de aula, com os leitores mais novos (dos 6-8 anos - dos 9-11 anos), nomeadamente em Ciências e Tecnologias – e Cultura e Sociedade.

O livro escrito por Margarida Fonseca e Santos e ilustrado por Carla Nazareth, é uma viagem mágica pelo mundo das sementes e das tradições, que se passa nas aldeias de Portela e Pinela, no concelho de Bragança, e Vale de Frades e Vilar Seco no concelho de Vimioso. Francisco e Teresa partilham as preocupações de Chuvisca, a nuvem das sementes e, por isso, vão à procura de quem os ensine a recuperar os saberes antigos para salvar as sementes em perigo. Iniciam, assim, numa aventura que os leva a descobrir, de forma lúdica, a necessidade de preservar as sementes nativas, o valor da alimentação saudável e das relações intergeracionais. 

1 de julho de 2019

Pela Direção da Azimute,

João Cameira

Sem comentários:

Enviar um comentário