Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Bragança-Miranda já tem comissão para lidar com casos de abusos na Igreja

A comissão é presidida por um sacerdote e tem a coordenação de uma psicóloga clínica.
D. José Cordeiro já instituiu uma comissão para lidar
 com casos de abusos sexuais. Foto: Manuel Costa/Ecclesia
A Diocese de Bragança-Miranda já tem uma Comissão para a Proteção de Menores e de Pessoas Vulneráveis (CDPMPV), que ajudará a diocese a analisar e a responder a casos de abuso sexual de menores praticado por membros da Igreja ou em instituições ligadas à mesma.

A nomeação de D. José Cordeiro tem data de 31 de julho e informa que a comissão deve iniciar “o seu serviço pastoral durante a primeira semana do mês de setembro”.

A comissão é presidida pelo padre José Manuel Bento Soares e tem como coordenadora a psicóloga clinica Flávia Cristina Alves Lucas. Entre os restantes membros estão Amândio Amílcar Correia, superintendente da PSP, Elisa Nascimento Ferreira Santos Vieira, pedopsiquiatra e Ana Estrela Marcos Correia de Barros, jurista.


Segundo o decreto de nomeação, “a Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e de Pessoas Vulneráveis (CDPMPV) coadjuva o Bispo no exercício do seu ministério no que respeita à tutela de menores e de pessoas vulneráveis”.

“Os membros da CDPMPV não substituem o bispo na sua responsabilidade, mas auxiliam-no através das suas competências educativas, médicas, psicológicas, jurídicas, pastorais e de comunicação”, escreve D. José Cordeiro.

O bispo de Bragança-Miranda informa ainda que o objetivo da CDPMPV é “contribuir a difundir uma cultura da prevenção, dar instrumentos de informação, formação e protocolos de procedimentos, seguindo as normativas civis e canónicas, bem como as orientações da Santa Sé e da Conferência Episcopal Portuguesa”.

Recorde-se que em maio, na assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, os bispos portugueses comprometeram-se a “criar instâncias de prevenção e acompanhamento em ordem à proteção de menores” nas suas dioceses e “atualizar as diretrizes aprovadas pela Conferência Episcopal em 2012”, tendo em conta as orientações da Santa Sé.

Olímpia Mairos
Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário