Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Queixa de abuso sexual na Diocese de Bragança-Miranda

A diocese de Bragança-Miranda divulgou que está a investigar uma queixa de abuso sexual contra um sacerdote, Belmiro Rodrigues, feita por uma alegada vítima maior de idade e que terá ocorrido quando ainda era menor.
Foto: Catedral de Bragança (Antonio Pereira)
A informação foi divulgada na noite de quinta-feira, num comunicado publicado na página oficial da instituição na Internet “para esclarecer dúvidas que circulam nalguns meios da diocese”.

“Há algum tempo, a diocese recebeu uma queixa, escrita pela eventual vítima, maior de idade, sobre a possível prática de um abuso sexual por parte de um sacerdote da diocese, numa altura em que a alegada vítima era ainda menor”, começa por explicar.

Esclarece de seguida que “imediatamente se deu início aos procedimentos previstos pela Conferência Episcopal Portuguesa e pela Santa Sé”, concretizando que “a eventual vítima foi ouvida e recolheram-se as informações pertinentes”.

Toda a informação recolhida, continua, foi enviada “para a Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma”.

“A diocese está em contacto com a eventual vítima e mantém um acompanhamento próximo neste momento tão difícil”, lê-se no comunicado.

Os responsáveis eclesiásticos garantem ainda que “à eventual vítima foi lembrada a importância de fazer queixa junto das autoridades policiais e judiciais pertinentes”, referindo não ter “conhecimento se foi feita alguma queixa”.

Manifesta “desde já a disposição de colaborar maximamente com as autoridades”.

A diocese transmontana indica que “a eventual vítima manifestou o desejo de não ser identificada” e que não “é possível entrar em maior detalhe” sobre o caso “porque ainda não estão apuradas responsabilidades”.

“É com preocupação que damos esta informação, e a simples possibilidade de poder ter ocorrido um abuso deixa-nos apreensivos, por serem tão devastadores os seus efeitos, e por ser uma conduta tão contrária ao serviço do evangelho”, refere ainda o comunicado.

A exposição diocesana termina indicando “o propósito firme de estar ao lado do Papa Francisco na luta decidida para afastar este mal” e com um apelo.

A diocese de Bragança-Miranda “pede a quem tiver informações sobre este tipo de situações que se dirija ao padre José Bento, presidente da Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e de Pessoas Vulneráveis” e disponibiliza diversos contactos.


in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário