Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Submetida candidatura para apoiar os produtores de castanha do concelho de Alfândega da Fé

O Município de Alfândega da Fé colaborou na realização de numa candidatura aos fundos comunitários que visa apoiar os produtores de castanha do concelho no combate à tinta, cancro e vespa da galha do castanheiro.

Trata-se de uma candidatura da Associação Portuguesa da Castanha (REfCast) no valor de cerca de 1, 3 milhões de euros, que abrange 12 áreas de intervenção no Norte de Portugal.

Alfândega da Fé é o 2º Município com maior área de souto candidata, com 70,17 hectares e cerca de 60 mil euros de investimento previstos. Do concelho candidataram-se aos apoios 23 produtores de castanha, com 91 parcelas de terrenos. Estes apoios englobam o adensamento de árvores, o tratamento das doenças de cancro, da tinta e da vespa da galha do castanheiro, a fertilizações dos solos e correcções de solos. Estão também contempladas a recolha de amostras e a identificação de árvores afectadas com a doença da tinta.

Esta candidatura, submetida no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020, medida 9.1.3), é financiada a 85% ficando os restantes 15% a cargo dos agricultores beneficiários do projeto.

Para a autarquia de Alfândega da Fé a parceria neste projeto vem reforçar o apoio que é dado aos agricultores do concelho, num sector de atividade de grande importância na economia local, como é a produção de castanha. Recorde-se que o Município já disponibiliza acompanhamento especializado para o combate a pragas e doenças que atacam os soutos que é necessário fortalecer, em conjunto com a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

Município de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário