A celebrar a 6.ª edição, “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” consolida-se como referência do calendário festivo de inverno, com a maior pista de gelo natural de Trás-os-Montes e um programa repleto de atividades para toda a família.
Apresentada à imprensa esta manhã, no Forte S. João de Deus, a magia da mais bela época do ano regressa a Bragança, de 1 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020, transformando a Capital de Distrito em Terra de Natal e de Sonhos.
“Esta é uma iniciativa ansiada por muita gente e que conta com a colaboração e empenho não apenas de diversas instituições locais, mas também por parte de comerciantes e empresários locais, que reconhecem o potencial e o alcance do evento”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a apresentação do evento, considerando que “as pessoas se revêm no trabalho efetuado e manifestam a vontade de poder dar o seu contributo”. “Trata-se de um evento com uma forte vertente solidária associada e uma dinâmica cultural, desportiva e económica muito própria, gerando receita e trazendo a Bragança milhares de pessoas, não apenas de Portugal, mas também de outros países”, sublinhou.
A par da estratégia para dinamização do centro histórico, Bragança, Terra Natal e de Sonhos terá como epicentro a Praça Camões, onde poderá visitar a pista de gelo natural coberta, de 300 m2, que inclui uma ‘funtrack’ (um corredor de gelo que promete fazer as delícias de todos os visitantes), e a Praça da Sé, onde estará instalada uma árvore de natal gigante. O estacionamento nos Parques de Estacionamento Subterrâneo da Praça Camões e da Av. Sá Carneiro será gratuito para os visitantes, durante as duas primeiras horas.
Além da Pista de Gelo, a Praça Camões recebe, também, a Casa do Pai Natal, onde o caloroso e simpático velhinho barbudo recebe as cartas e os desejos de miúdos e graúdos, diversões várias (como mini comboio, baloiço, mini roda e carrossel), Tasquinhas de Natal em espaço coberto e aquecido, onde além de se deliciar com doces natalícios e chocolate quente, poderá assistir a diversos concertos e atividades.
Mas o natal não se fica pelo centro histórico. Ele contagia toda a cidade e leva o espírito natalício a vários equipamentos municipais, desde o Teatro aos Museus e da Biblioteca ao Mercado, onde, além de concertos, atividades lúdicas, workshops e teatro, poderá visitar várias exposições.
Para os mais pequenos, além do espaço de animação permanente, são diversas as iniciativas programadas, como oficinas de leitura criativa na Biblioteca Municipal, peças de teatro, concertos narrados e exposições.
Para os amantes do desporto, Bragança convida para o “Natal a Pedalar Solidário”, um passeio de bicicleta de 7km, com oferta de uma luz led para bicicleta, em troca de roupa ou brinquedos para doar às crianças da Obra Kolping; e para o “3.º Trail Urbano Noturno Solidário”, uma prova (não competitiva) de 10km (7€) ou com caminhada de 5km (5€), cujas receitas revertem, integralmente, para o Agrupamento XVIII de Escuteiros.
Também numa perspetiva de solidariedade e inclusão social, o Município preparou os Presépios ao Vivo (8 e 22 de dezembro, às 17h30, na Praça da Sé) e a Chegada dos Reis Magos (5 de janeiro, às 15h00, com concentração na Praça Cavaleiro Ferreira), com a participação especial dos utentes da APADI, da ASCUDT, do Centro de Educação Especial, da Academia e Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires.
Haverá, também, palco para diversos concertos de bandas e artistas locais de todas as idades, com a participação especial do Coral Brigantino de N. Sra. das Graças, a Banda Filarmónica de Bragança, as Bandas de Música de Izeda e Pinela, dos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança, da ESPROARTE, entre outros.
“Bragança, Terra Natal e de Sonhos” é uma iniciativa organizada pelo Município de Bragança, em parceria com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a ACISB - Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, o NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e a Unidade Pastoral Senhora das Graças. Conta, também, com o apoio da Polícia de Segurança Pública, dos Bombeiros Voluntários de Bragança, do Centro Ciência Viva, das Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, da ASCUDT - Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, da APADI – da Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, da Fundação “Os Nossos Livros” - Conservatório de Música e Dança de Bragança, da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, da Bribanda - Banda Filarmónica de Bragança, da Banda de Música de Izeda, da Banda de Música de Pinela, da Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, do Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança, do Ginásio Clube de Bragança, da Associação de Atletismo de Bragança, da Associação dos Amigos do Campo Redondo, da Associação Team Giant, do Velo Clube de Bragança e da Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança.
Sem comentários:
Enviar um comentário