Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

População pode viajar por cêntimos nas Terras de Trás-os-Montes até ao final do ano

A população dos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes pode viajar por todo o território até ao final do ano por apenas alguns cêntimos, divulgou hoje aquela instituição.
Trata-se de uma medida da CIM que decidiu aplicar a tranche a que teve direito do PART - Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos transportes públicos na redução de 90% do preço dos bilhetes nas 76 carreiras que servem os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Bragança, Mirandela, Vinhais, Vimioso, Mogadouro, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Vila Flor.

A partir de hoje uma viagem de autocarro entre Mirandela e Bragança fica por cerca de 60 cêntimos, enquanto até aqui o bilhete custava seis euros, de acordo com um dos exemplos apresentados pelo presidente da CIM, Artur Nunes.

A ideia inicial da Comunidade Intermunicipal era a gratuitidade dos bilhetes, mas, segundo explicou, questões técnicas, como a emissão e controlo dos bilhetes por parte das operadoras, impediram este propósito.

Transportes gratuitos é a situação ideal que o presidente da CIM defende para este território e para a qual prometeu reivindicar financiamento junto do Governo, por entender que esta seria uma medida de discriminação positiva.

A CIM Terras de Trás-os-Montes recebeu do PART quase 176 mil euros que tem aplicado na redução dos bilhetes no território.

A primeira redução foi de 15% entre maio e julho, seguida de outra para 40% que estimulou um aumento da procura médio mensal de 13%, ou seja, mais 1.500 bilhetes vendidos por mês.

Artur Nunes observou que “fazer serviço de transportes no litoral é relativamente fácil porque há muita gente e é atrativo o negócio, onde não é atrativo é nos territórios do interior onde há pouca gente, longas distâncias”.

As carreiras locais são asseguradas por quatro operadoras privadas, às quais o presidente da CIM realçou “o esforço que também fazem” devido aos condicionalismos existentes.



As sucessivas reduções que têm ocorrido nos preços do bilhete equivalem a um investimento superior a 100 mil euros para compensar as operadoras.



Estas medidas têm sido tomadas enquanto a CIM ultima ainda o plano de transportes para uma nova rede no território, que só deverá ficar pronto para ir a concurso público no próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário