Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

ChestWine do CIMO-IPB distinguido como produto inovador

O produto criado a partir da flor de castanheiro, utilizado como aditivo natural do vinho, em substituição dos sulfitos, que foi desenvolvido no Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança, foi duplamente distinguido.
O ChestWine foi vencedor na categoria “Produção, Transformação e Comercialização”, no Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola e recebeu a distinção Born From Knowledge, da Agência Nacional de Inovação. Isabel Ferreira, directora do centro de investigação, que liderou o projecto, acredita que este reconhecimento mostra que se trata de uma investigação altamente inovadora. “Estes prémios são prémios de inovação e representam, antes de mais, que a investigação, liderada por mim, que agora tem continuidade no Centro de Investigação de Montanha, é uma investigação realmente de ponta e altamente inovadora. Foi uma agradável surpresa”.

A ideia do projecto passou por criar uma alternativa natural aos sulfitos. A investigação já decorre há alguns anos e, tendo sido já o produto patenteado, a nível internacional, agora decorrem testes com vários produtores de vinho para possa ser entrar no mercado em larga escala. “Primeiro houve todo o trabalho de prospeção a partir de plantas, no sentido de verificar quais tinham compostos conservantes mais interessantes e depois houve todo um processo de desenvolvimento de ingrediente e depois os respectivos testes. Agora encontra-se em fase de testes alargados, com diferentes produtores de vinho, no sentido da utilização deste ingrediente conservante”, explicou Isabel Ferreira.

O produto já está, de certa forma, no mercado em parceria com a quinta da Palmirinha e estão ainda a tratar-se das questões de aprovação de utilização. “Agora está em fase de ter a sua aplicação à larga escala”, referiu a investigadora, actual secretária de Estado da Valorização do Interior.

A Agência Nacional de Inovação considerou o ChestWine como o melhor candidato de base científica e tecnológica a concurso, que lhe valeu o troféu “Árvore do Conhecimento” e um prémio monetário de cinco mil euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário