Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Alfândega da Fé investe no turismo | Autarquia quer atrair mais visitantes ao concelho

O Município de Alfândega da Fé quer atrair mais visitantes e dinamizar o turismo no concelho e para tal tem previsto um conjunto de investimentos para promover e dinamizar as potencialidades turísticas do território, tornando-o mais atrativo para quem o visita.

É o caso da sinalética turística e cultural recentemente instalada pela vila. Este investimento faz parte do Programa Valorizar - Linha de Apoio de à Valorização Turística do Interior, ao qual foi submetida e aprovada uma candidatura com financiamento a 85%, com o objectivo de diversificar e melhorar os recursos turísticos existentes, investindo em novas ofertas capazes de atrair novos públicos.

Alfândega da Fé, torna-se assim mais acessível para quem a visita. O conjunto de sinalização, além de oferecer informações úteis às deslocações, através de placas direcionais, é também composto por totens com informações históricas e visuais e mesas interpretativas, com mapas e uma pequena descrição do que se está a ver.

No âmbito deste projecto foram mapeados e sinalizados dois percursos: O Roteiro da Arte Pública e o Roteiro da História. O Roteiro da Arte Pública, que se inicia com obra de Hazul, " Semio” é um tríptico vertical, criado no âmbito do projecto Voltagem (2016/ 2017) e termina Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, uma justa homenagem ao ilustre descendente da terra. Inaugurada em Setembro de 2004, o projeto é da autoria do conceituado Arq.º Alcino Soutinho. O Roteiro da História começa no Largo do Arcebispo, junto à Igreja Matriz e à Casa do Adro, futuro Museu Municipal de Arte, passando pela Torre do Relógio, o elemento mais incomum e de visita obrigatória e conduz os visitantes até ao largo do Município.

Este projeto incluiu ainda a conservação e restauro de peças de arte do espólio do Museu ao Ar Livre, composto esculturas e pinturas de artistas plásticos consagrados, e a criação de materiais de comunicação apelativos, difundidos em multiplataformas, com um grande enfoque na cultura, tradições e produtos locais.

Neste sentido, vão ser também instaladas mesas interpretativas em pontos estratégicos do concelho com informação sobre o território. Esta instalação está a cargo da Associação de Municípios do Baixo Sabor, no âmbito da promoção dos Lagos do Sabor.

Para complementar este investimento, a autarquia alfandeguense pretende, brevemente, dar início às obras de requalificação da Casa do Adro, para a criação do referido museu municipal, transformar o edifício conhecido como Lagar D’el Rei num espaço dedicado à gastronomia e requalificar as pinturas murais e frescos existentes em diversos espaços religiosos do concelho para dar lugar a uma rota turística.

Sem comentários:

Enviar um comentário