terça-feira, 3 de março de 2020

Requalificada Secundária de Mirandela dois anos e meio depois do começo das obras

Dois anos e meio depois de terem começado, estão concluídas as obras de requalificação da escola secundária de Mirandela, inauguradas pelo Ministro da Educação.

Dois anos e meio depois de terem começado, estão concluídas as obras de requalificação da escola secundária de Mirandela, inauguradas pelo Ministro da Educação. Um investimento de 3,2 milhões de euros, comparticipado em cerca de 80% por fundos comunitários, num estabelecimento de ensino que não tinha qualquer intervenção, desde que foi inaugurado, há 40 anos.

Foi uma intervenção realizada faseadamente, de modo a não perturbar o funcionamento das actividades lectivas, mesmo assim, alguns alunos ainda tiveram de ser deslocalizados para o edifício do antigo Piaget.

“Foram remodelados todos os blocos, o espaço administrativo, o pavilhão gimnodesportivo, aquecimento com melhores condições, novo mobiliário e novos laboratórios”, revela a presidente do Município.

A escola secundária está agora de cara lavada. “A câmara fez também o investimento ao nível do mobiliário e dos equipamentos de laboratório, mas ainda falta um investimento ao nível do material informático”, assume Júlia Rodrigues

Trata-se de um investimento de 3,2 milhões de euros, um valor superior em cerca de 800 mil euros ao que ficou contratualizado, em 2015, no pacto de desenvolvimento e coesão territorial da CIM Terras de Trás-os-Montes, que foi de 2,4 milhões, cuja comparticipação de fundos comunitários seria de 85%. “O que foi suplementar para nós foi a compra do mobiliário novo, mas houve a libertação de verbas ao nível da Comunidade Intermunicipal e tivemos um reforço financeiro na ordem dos 600 mil euros, ficando a comparticipação na ordem dos 80 por cento”, explica a autarca.

Júlia Rodrigues mostra-se satisfeita com a conclusão dos trabalhos nos prazos definidos.

Em Setembro de 2016, a Câmara Municipal de Mirandela aceitou a delegação de competências do Ministério da Educação para que fosse o município o responsável pela execução das obras e não a Parque Escolar, alegando que, se assim não fosse, corria o risco de não haver tempo para candidatar a obra ao Portugal 2020.

O projecto e todo o acompanhamento da obra estiveram a cargo dos técnicos da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana.

O Ministro da Educação esteve presente na inauguração das obras de requalificação da secundária de Mirandela, na passada quinta-feira, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, mas Tiago Brandão Rodrigues não prestou declarações à comunicação social.

Escrito por Terra Quente
Foto: Município Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário