Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Rubrica 20 anos 5+5+5+5

A organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural comemora os 20 anos da sua fundação esta segunda-feira, dia 9 de março de 2020. Todo o trabalho desenvolvido pela organização ao longo de duas décadas marcou profundamente o território e as suas populações e contribuiu de forma significativa para conservar e proteger a fauna, a flora, os ecossistemas, os habitats, a biodiversidade e o património rural edificado e cultural, sobretudo na região do Nordeste Transmontano, bem como para valorizar e dinamizar as comunidades rurais e os seus contextos humano, social e ecológico.
Britango. Fotografia Hugo Marques.
Para que possa conhecer melhor a dimensão e a diversidade do nosso trabalho, lançamos, a propósito das comemorações dos 20 anos da organização, a rubrica 20 anos 5+5+5+5, que pretende destacar, até ao final do ano, 5 espécies de fauna, 5 espécies de flora/habitats, 5 elementos do património rural edificado e 5 elementos culturais e da comunidade beneficiados pelas ações desenvolvidas pela Palombar nos seus 20 anos de história.

20 anos + 5 espécies de fauna | Britango

Hoje vamos falar do Britango…
Com o anunciar da primavera, o britango (Neophron percnopterus), também conhecido por abutre-do-Egito, começa a sua viagem a partir de África (sobretudo Mauritânia e Mali) para nidificar em determinadas zonas de Portugal, onde encontra as condições ideais (clima e habitat) para fazer os seus ninhos, normalmente em zonas rochosas e escarpadas, muitas vezes em penhascos, aproveitando buracos nas rochas; colocar os seus ovos, uma média de dois por ano, e gerar a sua descendência. Portugal está no mapa do ciclo de vida do britango e possui territórios com ecossistemas fundamentais para a sua conservação.

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e a Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs são dois desses territórios, sendo o PNDI e esta ZPE os santuários escolhidos pelo mais pequeno dos abutres que existem no nosso país para procriar e viver entre finais de fevereiro e início de setembro, o que faz destas áreas zonas de elevada importância para a preservação da espécie.

E é exatamente no PNDI e na ZPE Rios Sabor e Maçãs onde a Palombar desenvolve as ações que promovem a conservação e proteção desta ave necrófaga emblemática da avifauna do Nordeste Transmontano.
Britango. Fotografia Hugo Marques.
Por que é importante conservar e proteger o britango?
O britango tem um estatuto de conservação “Em Perigo”. Esta espécie apresenta uma população muito reduzida e em declínio continuado em Portugal, pelo que os projetos de conservação desta espécie são fundamentais para evitar a sua extinção.
Os animais necrófagos, como é o caso do britango, são considerados os agentes de limpeza e de reciclagem dos ecossistemas e desempenham um papel muito importante: para além de limparem a matéria orgânica morta do ambiente, evitando a propagação de doenças, também promovem a reciclagem de nutrientes, para que possam ser reabsorvidos pela Natureza e voltem a ser usados por outros seres vivos, como as plantas, por exemplo.

Como contribuímos para a conservação do britango?
A Palombar contribui para a conservação do britango ao aumentar a disponibilidade alimentar para esta espécie, sobretudo durante a sua época de reprodução, quando os requisitos nutricionais são mais elevados, por via da gestão de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas (CAAN), promoção do pastoreio extensivo e do apoio a gestores pecuários na gestão de Áreas Privadas para Alimentação de Aves Necrófagas (APAAN); através da monitorização, no terreno, de exemplares da espécie marcados com dispositivo GPS e do combate às ameaças para as suas populações, que são sobretudo o envenenamento, a colisão e eletrocução em linhas elétricas e a falta de alimento, bem como por meio de programas escolares e atividades de educação e sensibilização ambiental.

As ações que contribuem para a conservação do britango são desenvolvidas no âmbito de que projetos?

LIFERupis
O 'LIFE Rupis Conservação do britango e da águia-perdigueira (Aquila fasciata) no vale do rio Douro' é um projeto transfronteiriço, do qual a Palombar é parceira, financiado pela União Europeia, através do Programa LIFE, e coordenado pela SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

O seu principal objetivo é a conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro, através da implementação de medidas que pretendem reduzir a mortalidade destas espécies e aumentar o seu sucesso reprodutor.
Saiba mais em www.rupis.pt

ConnectNatura
O 'ConnectNatura – Reforço da Rede de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas e Criação de Condições de Conectividade entre Áreas da Rede Natura 2000' é um projeto da Palombar que tem como objetivo a conservação de espécies estritamente e parcialmente necrófagas que constam do Anexo I da Diretiva Aves e que possuem um estatuto de conservação desfavorável em Portugal, em particular o abutre-preto (Aegypius monachus), o britango, o grifo (Gyps fulvus) e a águia-real (Aquila chrysaetos). No seu primeiro ano de execução (2018), este projeto foi financiado pelo Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Transição Energética.
Saiba mais em www.connectnatura.pt

Sentinelas
O 'Sentinelas – marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal' é um projeto da Palombar que tem como principal objetivo criar uma rede de sentinelas através da marcação, com dispositivos GPS e anilhas/marcas alares, de exemplares de grifo que possibilite obter informação sobre o uso ilegal de venenos no norte de Portugal, o qual representa um sério problema para a conservação da biodiversidade e para a saúde pública. No seu primeiro ano de execução (2019), este projeto foi financiado pelo Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Transição Energética.
Saiba mais em www.sentinelas.pt

Grupo Nordeste
O Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável é constituído pela Palombar, pela AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e pela APFNT - Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano.

Tem como objetivo dar vida a um modelo de intervenção que, unindo a conservação da Natureza à agricultura e à exploração florestal sustentável, promova o envolvimento das comunidades locais e dinamize o desenvolvimento integrado do espaço rural nos vales dos rios Sabor e Maçãs, que estão inseridos na Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maças.

No âmbito deste grupo de trabalho, a Palombar é responsável pela implementação de um conjunto de ações que visam a conservação do britango, entre outras espécies, muitas das quais são financiadas pela EDP Produção e enquadradas na implementação de medidas de mitigação dos impactos gerados pelo Aproveitamento Hidrolelétrico do Baixo Sabor.

Saiba mais AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário