Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Combate biológico à vespa das galhas do castanheiro está a aumentar na região

As largadas de parasitoide de combate à vespa das galhas do castanheiro aumentaram do último ano para este em particular no concelho de Bragança.
No concelho brigantino foram encontrados 400 focos da praga e vão ser realizadas 150 largadas, quando o ano passado tinham sido feitas 26. Em Macedo de Cavaleiros o número também cresceu de uma dúzia para cerca de 50. Já em Vinhais estabilizou, sendo realizadas ainda assim 180, mais meia dúzia que em 2019.

Albino Bento, docente do IPB e coordenador no distrito pela luta biológica contra a vespa das galhas dos castanheiros, estima que no próximo ano os números continuem a aumentar. “Temos de cumprir as regras que estão definidas para as largadas, de distanciamento entre elas, para optimizar a acção do parasitoide”.

O programa de luta biológica contra a praga é coordenado pelo IPB e suportado financeiramente pelas autarquias locais.

Vinhais é ainda o concelho mais afectado no distrito. O município vai investir 21 mil euros em largadas do parasitoide. O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, entende que é um apoio que se justifica tendo em conta a disseminação da praga nos soutos do município e o valor da castanha para a economia do concelho. “A castanha é a parte económica mais importante do nosso concelho e, apesar desta pandemia que agora absorve tudo, é fundamental continuar o trabalho e por isso apoiámos a compra do parasitoide para serem agora feitas as largadas. É um investimento que nos parece justo, necessário e fundamental”.

Luís Fernandes entende que seria também importante que fosse aprovada a candidatura da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes contra agentes bióticos e doenças dos castanheiros. “É uma candidatura que fizemos no valor de um milhão de euros e era fundamental que essa candidatura fosse aprovada, tendo em atenção a importância que a castanha tem na economia do concelho e da região. Era uma grande ajuda e era importante”.

As largadas de parasitoide já começaram.

No concelho de Vinhais, recorre-se pelo terceiro ano a este meio de combate biológico contra a vespa das galhas do castanheiro. Em 2019, realizaram-se cerca de 170 largadas e em 2018 tinham sido feitas 52.

Já em Macedo de Cavaleiros e Bragança é segundo ano que acontecem estas acções de luta biológica.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário