Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Pedidos de ajuda à Cáritas aumentaram em abril e estudantes estrangeiros são dos que mais recorrem

A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez aumentar os pedidos de ajuda à Cáritas Diocesana de Bragança. Os alunos estrangeiros que se encontram em Bragança a frequentar o Ensino Superior estão entre o grupo que mais tem procurado a ajuda da diocese de Bragança-Miranda.
“A Cáritas, com o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires e outras instituições e ajudas que temos tido, está ao serviço daqueles que mais precisam. Aqueles que já habitualmente eram servidos pela Cáritas e que não podem vir aqui, vamos nós a casa das pessoas. Todos os dias as equipas saem e acompanham”, explicou D. José Cordeiro ao Mensageiro, durante uma das saídas da equipa, que foi acompanhada pelo prelado.

“Procuro, duas ou três vezes por semana, estar e dar essa palavra de esperança e consolação às pessoas com quem estamos e a quem trabalha e está na linha da frente. A Cáritas é este amor em saída e é agora, conforme a campanha deste ano da Cáritas. Além disso há novas famílias e alguns alunos internacionais a pedirem ajuda neste tempo duro e severo que estamos a viver. E a esses estamos a acompanhar e a apoiar em tudo o que nos é possível”, frisou D. José Cordeiro.

“Há um aumento muito significativo de pedidos. Sobretudo de casos novos que não estavam no apoio que a Cáritas já vinha fazendo. E o importante não é só apoiar mas gerar mecanismos de solidariedade à volta e ajudar as próprias pessoas a não se sentirem sós e abandonadas”, explicou.

A ajuda tem sido, sobretudo, em bens essenciais, para além de medicamentos, água, luz, renda da casa. “E um apoio moral e espiritual. Pedem-me em quase todos os lugares: “reze por mim, reze por nós, para que possamos vencer”. O maior medo dos mais velhos e das pessoas idosas é ficarem sós e abandonados. Veem as notícias e ficam muito alarmadas. Perguntam porque é que a vida de uma pessoas mais jovem vale mais do que a vida de uma pessoa de mais idade.

Toda a vida humana tem a mesma dignidade. Como Pedro, atrevo-me a dizer, não temos ouro nem prata mas temos Jesus Cristo que é o caminho, a verdade e a vida e é ele que nos impulsiona a andar com chuva, com sol, a ir ao encontro dos que mais precisam”, frisou o bispo.
António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário