Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

A Sereia teve um filho e é preciso dar nome ao burro

Há uma nova estrela no Centro de Valorização do Burro de Miranda. O burranco nasceu a 20 de Abril e o centro pede agora ajuda para escolher o nome deste “pedaço de felicidade”. Regra: tem de começar por Q.
A mãe Sereia com o filho recém-nascido e o burinho aos dez dias, ainda sem nome AEPGA
Em Atenor, no concelho de Miranda do Douro, fica o Centro de Valorização do Burro de Miranda, que se dedica à protecção desta espécie, uma das mais estimadas em Portugal e sempre em risco de extinção.

Agora há nova estrela por terras de Atenor, um burranco (não há burrice em desconhecer a palavra: em mirandês e terras de fronteira usa-se para um jovem burro). “No dia 20 de Abril pelas 19h30, o novo burranco via a luz do dia, trazendo mais um pedaço de felicidade para o Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), que agora conta com mais um pequeno orelhudo.” Foi com esta simpática mensagem que a AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, que celebra, a 9 de Maio, 19 anos, anunciou ao mundo o nascimento e se deram os parabéns à sua mãe, Sereia de seu nome. 
A Sereia e o burranco AEPGA
A divulgação das primeiras fotos, claro, foi um acontecimento no Facebook da associação. Que, aproveitando o embalo, lançou esta quarta-feira um concurso para encontrar um nome para o burrinho. “Vamos lá dar um nome ao filho da Sereia?” Assim se abriu o jogo e quem for o primeiro a indicar (no Facebook) o nome escolhido ganhará o direito ao apadrinhamento.

Regra principal: “o nome tem de começar pela letra Q”, e isto porque “no centro já zurram os pequenotes Quartzo, Quimera e Quinoa”. A iniciativa é um sucesso: no momento de publicação desta notícia, contavam-se mais de 500 comentários com sugestões. 

“Ficámos surpresos com a adesão de tanta gente”, comentou à Fugas Ana Pedrosa, pela AEPGA. "Na próxima semana já teremos apurados os cinco nomes finais para uma escolha definitiva”.
A mãe e o filho, pouco depois do parto AEPGA
Estes nomes irão a votação e, como se explica no Facebook da associação, o burrico será “baptizado com o nome que for mais votado”. O primeiro a sugerir o nome que for escolhido ganha o apadrinhamento por um ano de um burro à sua escolha.

E, já agora, para os mais curiosos: o nome do pai do burranco é Prado.

Brincadeiras à parte, que cuidar e proteger os burros é trabalho sério, quem quiser apoiar a missão da AEPGA poderá aceder ao site da associação e optar entre fazer um donativo, angariar fundos, tornar-se sócio, voluntariar-se ou, claro, ser padrinho e com orgulho (ou oferecer o apadrinhamento a alguém) de um dos burros mais bonitos e espertos do mundo. E, já agora, para os mais curiosos: o nome do pai do burranco é Prado.

Brincadeiras à parte, que cuidar e proteger os burros é trabalho sério, quem quiser apoiar a missão da AEPGA poderá aceder ao site da associação e optar entre fazer um donativo, angariar fundos, tornar-se sócio, voluntariar-se ou, claro, ser padrinho e com orgulho (ou oferecer o apadrinhamento a alguém) de um dos burros mais bonitos e espertos do mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário