segunda-feira, 4 de maio de 2020

A Sereia teve um filho e é preciso dar nome ao burro

Há uma nova estrela no Centro de Valorização do Burro de Miranda. O burranco nasceu a 20 de Abril e o centro pede agora ajuda para escolher o nome deste “pedaço de felicidade”. Regra: tem de começar por Q.
A mãe Sereia com o filho recém-nascido e o burinho aos dez dias, ainda sem nome AEPGA
Em Atenor, no concelho de Miranda do Douro, fica o Centro de Valorização do Burro de Miranda, que se dedica à protecção desta espécie, uma das mais estimadas em Portugal e sempre em risco de extinção.

Agora há nova estrela por terras de Atenor, um burranco (não há burrice em desconhecer a palavra: em mirandês e terras de fronteira usa-se para um jovem burro). “No dia 20 de Abril pelas 19h30, o novo burranco via a luz do dia, trazendo mais um pedaço de felicidade para o Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), que agora conta com mais um pequeno orelhudo.” Foi com esta simpática mensagem que a AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, que celebra, a 9 de Maio, 19 anos, anunciou ao mundo o nascimento e se deram os parabéns à sua mãe, Sereia de seu nome. 
A Sereia e o burranco AEPGA
A divulgação das primeiras fotos, claro, foi um acontecimento no Facebook da associação. Que, aproveitando o embalo, lançou esta quarta-feira um concurso para encontrar um nome para o burrinho. “Vamos lá dar um nome ao filho da Sereia?” Assim se abriu o jogo e quem for o primeiro a indicar (no Facebook) o nome escolhido ganhará o direito ao apadrinhamento.

Regra principal: “o nome tem de começar pela letra Q”, e isto porque “no centro já zurram os pequenotes Quartzo, Quimera e Quinoa”. A iniciativa é um sucesso: no momento de publicação desta notícia, contavam-se mais de 500 comentários com sugestões. 

“Ficámos surpresos com a adesão de tanta gente”, comentou à Fugas Ana Pedrosa, pela AEPGA. "Na próxima semana já teremos apurados os cinco nomes finais para uma escolha definitiva”.
A mãe e o filho, pouco depois do parto AEPGA
Estes nomes irão a votação e, como se explica no Facebook da associação, o burrico será “baptizado com o nome que for mais votado”. O primeiro a sugerir o nome que for escolhido ganha o apadrinhamento por um ano de um burro à sua escolha.

E, já agora, para os mais curiosos: o nome do pai do burranco é Prado.

Brincadeiras à parte, que cuidar e proteger os burros é trabalho sério, quem quiser apoiar a missão da AEPGA poderá aceder ao site da associação e optar entre fazer um donativo, angariar fundos, tornar-se sócio, voluntariar-se ou, claro, ser padrinho e com orgulho (ou oferecer o apadrinhamento a alguém) de um dos burros mais bonitos e espertos do mundo. E, já agora, para os mais curiosos: o nome do pai do burranco é Prado.

Brincadeiras à parte, que cuidar e proteger os burros é trabalho sério, quem quiser apoiar a missão da AEPGA poderá aceder ao site da associação e optar entre fazer um donativo, angariar fundos, tornar-se sócio, voluntariar-se ou, claro, ser padrinho e com orgulho (ou oferecer o apadrinhamento a alguém) de um dos burros mais bonitos e espertos do mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário