Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Psiquiatra brigantino integra estudo internacional sobre efeitos da covid-19 na saúde mental

Estudar o impacto da covid-19 na saúde mental da população é o objetivo de um estudo internacional da World Psychiatric Association, da European Psychiatric Association - EPA e do European College of Neuropsychopharmacology (ECNP), que integra mais de 200 investigadores. Em Portugal, um dos dois coordenadores do estudo é o psiquiatra brigantino Pedro Morgado.
“É um estudo para avaliar o impacto da pandemia na saúde em particular na saúde mental”, explicou o médico em declarações ao Mensageiro, a partir de Braga, onde exerce.

“Consiste na resposta a uma série de questões sobre saúde mental, qualidade de vida, hábitos, que se faz em cerca de 30 minutos, on-line”, acrescentou.
O objetivo passa por “perceber a forma diferencial como a pandemia impacta a saúde mental das pessoas em países onde foram experienciados diferentes níveis de infeção e também diferentes políticas públicas para informar os decisores”, disse ainda.

Em Portugal, para além do médico brigantino, Sofia Brissos, psiquiatra no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, é a outra coordenadora.
Para já, estudos anteriores apontam para impactos significativos na saúde mental das pessoas.

“Há pelo menos três estudos, um da Universidade do Minho e dois de Lisboa,  que o demonstram”, diz.

Segundo Pedro Morgado, “há sobretudo aumento dos níveis de ansiedade e das dificuldades de sono, na população em geral”. Por isso, “este estudo pretende recolher o maior número possível de respostas para depois se selecionar uma amostra que seja representativa do todo nacional”.

ULS integra outro estudo internacional

Também a Unidade Local de Saúde do Nordeste vai integrar um estudo internacional, que procura aferir como decorreu a doença e o seu combate. Em análise estarão cinco tratamentos diferentes e o seu impacto.
AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário