Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de julho de 2020

Curso ‘online’ de mirandês para alunos de vários pontos do mundo

A Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), com sede em Miranda do Douro, deu início a um curso de mirandês 'online', no qual marcam presença 40 alunos de países dos diferentes continentes, divulgado hoje a organização.

"As matrículas neste curso de língua mirandesa surgiram de países [e territórios] tão diferentes e distantes como Costa Rica, Macau, Polónia, Estados Unidos, Portugal e Espanha", concretizou à Lusa o presidente da ACLM, Alcides Meirinhos.

Para aquele responsável, toda a língua, para estar viva, tem de ser falada. Assim, foi lançado este primeiro curso de mirandês 'online', "presencial e em direto", como o descrevem os promotores, com a conclusão prevista para o próximo dia 28 de julho.

"Este curso foi pensado e estruturado para que a língua mirandesa possa ser ouvida, falada e estudada por um universo de pessoas, o mais abrangente possível", indicou Alcides Meirinhos à Lusa.

Este curso de língua mirandesa está planificado para 40 alunos, e as vagas esgotaram-se quatro dias após o seu anúncio nas redes sociais, e através do correio eletrónico dos sócios da ALCM.

"Até ao momento, as presenças médias em aula, aproximam-se dos 95% e as aulas previstas, com a duração de uma hora e meia, em virtude do interesse e aceitação dos alunos, têm-se alongado para cerca das três horas", revelou aquela associação de defesa e promoção da língua e cultura mirandesas.

As aulas são ministradas, alternadamente, pela professora Ana Afonso e pelo professor Alfredo Cameirão, ambos elementos da direção da ALCM.

"Em cada aula é abordado um tema que um convidado introduz ou desenvolve", concretizou Alcides Meirinhos.

Desta forma, durante as aulas são ministrados conceitos linguísticos próprios da língua mirandesa - pelos professores - e explorados aspetos culturais pelo orador/especialista convidado.

Segundo a ALCM, trata-se de um curso experimental. Contudo, tem aberto perspetivas de novas abordagens e novos métodos para a divulgação e o estudo desta língua.

A língua mirandesa é uma língua oficial de Portugal desde 29 de janeiro de 1999, data em que foi publicada em Diário da República a lei que reconheceu oficialmente os direitos linguísticos da comunidade mirandesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário