Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

IPB com regime especial de ingresso para alunos do ensino profissional

Vai funcionar, pela primeira vez este ano, o novo regime de ingresso ao ensino superior específico para os alunos do ensino profissional.
Quem quiser continuar os estudos numa universidade ou politécnico tem de realizar um exame específico, no final do mês. Uma prova criada pelos diferentes consórcios de instituições de ensino que foram constituídos. O politécnico de Bragança integra o do Norte, e segundo o presidente da instituição, Orlando Rodrigues, já houve cerca de 300 inscrições para este exame nos primeiros dias. “Os alunos que concluírem o ensino secundário pela via profissional e que fizerem este exame podem depois candidatar-se a um contingente especial de vagas. É um regime que estamos a utilizar pela primeira vez mas estamos confiantes. É um regime interessante”.

O regime de acesso está também acessível a alunos lusodescendentes.

Haverá um número específico de vagas nos cursos para estes alunos. A prova será, em parte, igual para todos e a outra metade vai ser específica em função da formação de cada aluno. “A prova é a mesma: língua portuguesa para todos. Na segunda vertente devem escolher economia, biologia, psicologia ou história da cultura e das artes”.

Até dia 17 decorrem as inscrições para este exame. Numa fase posterior, haverá uma candidatura especial a nível nacional, sendo os alunos colocados segundo a média obtida.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário