Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

IPB no top 30 mundial em Ciência e Tecnologia Alimentar

O Instituto Politécnico de Bragança está o top 30 mundial no Ranking de Shanghai de 2020, em Ciência e Tecnologia Alimentar.
No ranking sectorial por disciplinas, o IPB volta a surgir entre os melhores do mundo nesta área. Depois de em 2017 ter aparecido na posição número 50 e o ano passado na trigésima quinta, houve uma melhoria na classificação. A consolidação de um lugar de destaque no ranking mais prestigiado a nível mundial justifica-se, para presidente do Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, com o trabalho de investigação aplicada. "Há uma melhoria que resulta da produção científica do instituto e que se reflecte neste ranking, que é, claramente o mais prestigiado e mais considerado, a nível mundial, na avaliação científica das universidade em todo o mundo. Há aqui uma posição consistente de afirmação da capacidade científica do politécnico, sempre nestas áreas que têm relação com a economia regional e com a região, com a qual se tem vindo a trabalhar intensamente".

A citação de artigos no mundo e a colaboração internacional a nível da investigação também contribui para o lugar ocupado no ranking. "Há aqui também a salientar um aspecto importante que são as colaborações internacionais e este é um dos aspectos que nos permite estar numa posição cimeira no ranking. Esta produção cientifica é feita, maioritariamente, em diálogo com outras universidades no mundo inteiro".

O IPB também aparece numa boa posição na área das ciências agrárias. Encontrando-se na posição número 421 a nível mundial e como a quinta a nível nacional.

De destacar ainda que na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, o IPB é a segunda instituição portuguesa em melhor posição. E por áreas disciplinares são só três as instituições de ensino superior nacionais que aparecem no top 30 deste Ranking de Shangai, que classificou mais de 4000 universidades e politécnicos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário