sábado, 29 de agosto de 2020

Alunos carenciados do concelho podem candidatar-se ao programa “Macedo Educar”

 O Município Macedense volta a ter disponível as bolsas de estudo para o Ensino Superior, inseridas no programa Macedo Educar.
O período de candidaturas deverá abrir no início do próximo ano civil e pretende ajudar aqueles que queiram prosseguir os estudos mas que tenham algumas carências económicas, como explica Elsa Escobar, vice-presidente da autarquia:

“É um apoio ao prosseguimento de estudos dos alunos e alunas com aproveitamento escolar e algumas carências económicas. O objetivo é colaborar na formação de quadros técnicos superiores no concelho e contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento ao nível social, económico e cultural.

O processo de candidatura abre, por norma, no início do ano civil e não no ano letivo, porque temos de dar tempo aos alunos de se inscreverem e pedirem as bolsas. Depois, têm de ter as condições referidas no edital que sai relativo ao procedimento.”

Quem se quiser candidatar deve ser residente no concelho há mais de 2 anos e ter frequentado o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, fazer parte de um agregado familiar inserido num dos quatro escalões de rendimento de referência para atribuição de abono de família e ter tido aproveitamento escolar.

No ano letivo 2019/2020 esta verba teve o valor de 30 mil euros:

“O valor da verba é orçamentado a cada ano. Começou em 2016 com 10 mil euros e nos dois anos seguintes foi de 15 mil euros. Depois passou para 30 mil euros e, este ano, demos 31 mil euros para que a última aluna que ainda podia usufruir tivesse direito a esta ajuda.”  
Este ano houve 44 candidatos admitidos e 24 bolsas atribuídas.

Escrito por ONDA LIVRE 

Sem comentários:

Enviar um comentário