Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Qualidade ambiental da zona industrial das Cantarias pode ser melhorada com o projecto Indnatur

 Melhorar a qualidade ambiental da Zona Industrial das Cantarias em Bragança é o objectivo do projecto transfronteiriço Indnatur. O que se propõe é implementar Soluções Baseadas na Natureza, como a inclusão de novos espaços verdes.
Artur Gonçalves, coordenador do projecto no Instituto Politécnico de Bragança, explica que, além da reabilitação da qualidade do ar e do aumento da qualidade de vida dos trabalhadores destes parques industriais, se pretende também com a iniciativa promover a adaptação às alterações climáticas. "São soluções que reproduzem o funcionamento da natureza e que, neste contexto muito particular, são aplicados a zonas industriais. São iniciativas de intervenção num ambiente urbano, no contexto público, para dessa forma tornar as zonas industriais mais habitáveis, com melhor qualidade ambiental e de vida".

O projecto transfronteiriço visa intervencionar parte da zona industrial das Cantarias em Bragança e também uma das áreas empresariais de Valladolid, em Espanha.

Algumas das acções, que devem começar a ser implementadas no terreno no próximo ano, passam por incluir vegetação e também a drenagem urbana sustentável nestas zonas. "Aquilo que o projecto preconiza é a introdução de vegetação e a mudança dos pisos para incluir pisos permeáveis, funcionando como zonas que permitam uma infiltração gradual de água no solo e dessa forma atenuar efeitos de inundações a zonas mais a jusante de bacias hidrográficas".

Esta foi uma candidatura com vários os parceiros, como o IPB, a Universidade de Valladolid, os municípios das duas localidades e outras entidades ligadas ao ambiente e mundo empresarial. O investimento no projecto é de 805 mil euros e é financiado em cerca de 600 mil euros, através do programa Interrreg.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário