segunda-feira, 23 de agosto de 2021

UMA PRAIA NA FOZ COM SABOR A PEIXES DO RIO

 A praia fluvial de Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, tem tudo para um dia bem passado. Água fresca, sombra, comida tradicional e uma bela paisagem.

Praia Fluvial da Foz do Sabor

A aldeia Foz do Sabor é pequena, fica a cerca de uma dezena de quilómetros de Torre de Moncorvo e é conhecida pela gastronomia – os peixes do rio e as migas de peixe – e pela praia que aproveita um imenso espelho de água, quando o rio Sabor de junta com o Douro.

Praia Fluvial da Foz do Sabor. Créditos: andarilho.pt

A praia fluvial de Foz do Sabor tem um relvado grande, estruturas de apoio e muitas árvores cuja sombra é aproveitada pelos veraneantes.

créditos: andarilho.pt

Diz Vanessa Dias, que aproveitava uma dessas sombras mais a filha, que a água não é muito fria. “Na época mais quente, por exemplo em julho, é amena”.
Vanessa mora em Torre de Moncorvo e referiu-me ainda que em agosto é hábito haver muita afluência, principalmente de emigrantes. “Eles vêm muito para aqui. Aqui há turismo rural e há restaurantes onde servem os tradicionais peixes do rio, migas de peixe. Dá para passar aqui um dia sossegado.”


O Vale da Vilariça, onde se situa a praia e o leito do percurso final do rio Sabor, é uma vasta falha tectónica preenchida por aluviões dos rios e ribeiras. A praia fluvial não é exceção, tem algumas pedras e, por isso, e convida mais a nadar. “Colocaram alguma areia mas já foi saindo.”

créditos: andarilho.pt

O Vale da Lagariça é muito fértil e todos os pedaços de terra são aproveitados para a agricultura. A vinha tornou-se dominante nesta região, mas ao longo da margem esquerda do Sabor vemos pequenos espaços agrícolas diversificando a paisagem que é muito bonita. “Sim, as pessoas têm hortas à beira do rio, ali há uma quinta.

créditos: andarilho.pt

A vinha é da Quinta de Vale de Meão se não me engano.” É onde se produz um dos vinhos portugueses mais afamados e a quinta acompanha o rio Douro que faz aqui um meandro. Parece de propósito, para vir ao encontro do rio Sabor.

créditos: andarilho.pt

A confluência dos dois rios permitiu à aldeia de Foz do Sabor ter tido um porto fluvial que serviu de entreposto para esta região de Trás os Montes.

créditos: andarilho.pt

Uma das rodovias estruturantes acompanha o Vale da Lagariça e parte do percurso é ao lado do rio Sabor. Além da bonita paisagem, quem segue no IP2, pode ainda escapar ao estio que habitualmente aqui é muito quente, com uma breve escapadela à Foz do Sabor.

créditos: andarilho.pt

Uma Foz com Sabor a fresco e peixes do rio faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho.

Sem comentários:

Enviar um comentário