quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Câmara de Bragança recebe mais de 260 candidaturas de empresários que precisam de apoio

 A câmara de Bragança recebeu mais de 260 candidaturas ao Fundo Municipal de Emergência, destinado a dar apoio financeiro às empresas locais. Esta foi a segunda vez que a autarquia lançou o fundo, cujas candidaturas se estenderam de dia 16 a 30 de Novembro
A dotação total é de 350 mil euros a fundo perdido, sendo que ao apoio se podiam candidatar empresas, sediadas no concelho, com quebras superiores a 25%.

Hernâni Dias, presidente da câmara, explica que os pagamentos estão, basicamente, concluídos. "Já estamos a pagar às empresas todas. Creio que, neste momento, temos todas as candidaturas aprovadas. Temos a esmagadora maioria delas paga e as que não estão é porque existe insuficiência de documentos por parte de empresas".

O primeiro fundo, lançado em Maio, teve uma dotação maior, foram 500 mil euros. Contudo, agora é menor porque quem se esteja a candidatar pela segunda vez não recebe a totalidade a que poderia ter direito. "Ainda não estão todas fechadas. Há candidaturas analisadas, algumas aprovadas, mas só receberão o apoio se nos entregarem a documentação em falta. Temos uma particularidade, as enpresas que já tinham sido apoidas, neste momento recebem metade do valor a que teriam direito. Recebem tudo de uma só tranche. À medida que as empresas cumprem os requisitos, pagamos no próprio dia".

Em Maio, foram apoiadas 261 empresas.

Hernâni Dias falou ainda do Fundo Municipal de Apoio ao Arrendamento. Criada em Julho, a medida previa atenuar dificuldades sentidas por famílias em situação de pobreza e de exclusão social, no que diz respeito ao acesso à habitação, agravadas pela pandemia. O fundo estender-se-ia até ao fim deste mês mas, segundo o autarca, será para continuar. "Tínhamos aprovado um regulamento de apoio ao arrendamento, que terminava agora em Dezembro, mas entendemos que, por causa da situação que estamos a atravessar, as condições não melhorarão muito e o que estamos a fazer é a criar já um regulamento para continuar a apoiar estas famílias".

Quanto a este fundo de apoio, a câmara, em Julho, assinou contratos com 27 famílias.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário