quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Mogadouro vai investir mais de 6,7 ME em habitação social

 O município de Mogadouro vai investir mais de 6,7 milhões de euros em habitação social nos próximos seis anos através da Estratégia Local de Habitação (ELH), que pretende abranger 70 agregados familiares em carência económica, foi hoje revelado.
"A ELH assenta no diagnóstico das carências habitações do concelho, tendo sido efetuado um levantamento pleno município, que permitiu identificar pessoas e agregados que vivem em situações de carência económica em 16 das 21 freguesias do concelho e onde se pretende investir mais de 6,7 milhões euros em habitação social", disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, Evaristo Neves.

A ELH define as metas e objetivos a atingir no período da sua vigência, que se deverá estender pelo menos até 2026. Este programa é designado por "Sentir Mogadouro".

"O investimento total é de cerca seis milhões e 750 mil euros, cabendo ao município de Mogadouro cerca de três milhões de euros de euros de investimento e aos proprietários e beneficiários da ELH o restante valor”, indicou o autarca.

A ELH tem como parceiros o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e as entidades bancárias que ajudaram faceiramente através de juros bonificados.

"Para que as pessoas possam ter habitação condigna, o município vai também disponibilizar ajuda técnica para a elaboração de projetos de requalificação das habitações com mais de 30 anos, para que os beneficiários da estratégia tenham menos encargos com os seus projetos", disse Evaristo Neves.

Segundo o autarca, com a ELH, o concelho de Mogadouro, passa a dispor de "um importante" documento estratégico que orienta e suporta a atuação no domínio da habitação no território de concelho do distrito de Bragança, que é composto por 21 Uniões de Freguesia e Juntas de Freguesia.

Com a aprovação deste diploma, será assinado um acordo com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Após a assinatura dos documentos, o município terá 90 dias para notificar todos os agregados familiares identificados.

"Os proprietários têm cerca de 18 meses para apresentar a sua candidatura com os apoios do município para a submissão da candidatura junto do IHRU", vincou o vice-presidente.

Esta estratégia de habitação social para o concelho de Mogadouro, foi aprovada pelo executivo municipal e pela assembleia municipal por "unanimidade".

FYP// ACG Lusa, Foto: António Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário