Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Cooperativa de Macedo de Cavaleiros regista melhor campanha de azeite de sempre

 Está na reta final aquela que está a ser a melhor campanha de azeite de sempre na história da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros.
Quase seis milhões de quilos de azeitona que deram origem a azeite de boa qualidade, como refere Luís Rodrigues, presidente da cooperativa:

“É a melhor campanha de sempre da história da Cooperativa. Já ultrapassámos os cinco milhões e 800 mil quilos. Houve muita azeitona e a qualidade é ótima. Tudo o que enviámos para o laboratório tem excelentes valores. Falta agora esperar que o preço também ajude.”

Devido à pandemia, a campanha teve de acontecer com algumas regras que foram respeitadas pelos agricultores:

“Tentamos cumprir todas as regras e os agricultores perceberam isso. Mantiveram-se sempre em cima dos tratores para evitar os ajuntamentos. Que nós saibamos não tivemos qualquer caso de contágio na Cooperativa.”

De forma a agilizar o processo de transformação de azeite, evitando as grandes filas de espera, a cooperativa investiu cerca de um milhão de euros, comparticipado em 30% dos fundos europeus, para duplicar a capacidade de transformação:

“Temos feito o esforço de apostar na modernização do nosso lagar. Fizemos um investimento grande e que já deu jeito nesta campanha, e esperamos que no próximo ano já não tenhamos o problema da falta de capacidade. 

Há dois anos submetemos dois projetos que começam da receção até à laboração. Já temos instalada capacidade para duplicar a produção. Espero que com isso se resolva o problema das filas.”

A Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros tem atualmente cerca de 1700 produtores associados, número que tem vinda a aumentar anualmente.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário