Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Projecto "Simbiose" visa promover o património cultural e ambiental dos municípios de Vinhais, Macedo e Miranda

 Os municípios de Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro fizeram uma candidatura conjunta ao programa Património Cultural – Programação Cultural em REDE Imaterial do NORTE 2020, que foi agora aprovada.
Através da candidatura, estes três municípios vão ter apoios financeiros aos investimentos que visem promover a dinamização e desenvolvimento do património cultural e ambiental, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios.

Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, município que formalizou a candidatura, considera que as tradições vão ser fortemente valorizadas.

“A candidatura vai permitir, com a verba que cada município irá receber, desenvolver várias actividades no sentido de valorizar ainda mais o património natural e cultural de cada um dos nossos concelhos, no sentido de divulgar outras tradições”, nomeadamente através “da recolha de canções e de lendas”, afirmou o autarca.

Além de ter como objectivo projectar a imagem da Região Norte, por via da realização de eventos associados ao património e à cultura, a temática ambiental assume também grande importância.

“O facto destes municípios estarem dentro da Meseta Ibérica permite fazer uma divulgação e valorizar o território. A ideia é, com as actividades, trazer gente para os territórios e através de outro tipo de campanha divulgar outros locais que temos no concelho”, acrescentou

Luís Fernandes explica que a candidatura foi apresentada entre estes três municípios dadas as semelhanças que os concelhos têm. A “Simbiose” prevê também a intensa participação da comunidade e de grupos culturais locais para que sejam valorizados os elementos identitários de Trás-os-Montes.

A taxa de cofinanciamento é de 100%. Cada município vai receber 75 mil euros. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário