quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Entrudo Chocalheiro reinventa-se em ano atípico e arranca com concurso de fotografia

 Se o ano passado o Entrudo Chocalheiro reuniu mais de 70 mil pessoas na aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, este ano pede-se à população que fique em casa.
Ainda assim, aquele é considerado o carnaval mais genuíno de Portugal não vai passar em branco e a primeira iniciativa já foi lançada.

De ontem até dia 13 de fevereiro está a decorrer um concurso de fotografia online, com o nome “Tradição de um Povo”, que habilita a prémios quem tiver as melhores imagens capturadas no entrudo de Podence, ficando a votação ao critério do público, como explica o Presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro:

“O objetivo é divulgar e promover o Entrudo Chocalheiro. É um forma que arranjamos para que, todas as pessoas que já vieram ao nosso Entrudo, possam mostrar tudo aquilo que viram e as sensações, em termos fotográfico,s deste que é o Carnaval mais genuíno de Portugal. Todas as fotografias que nos chegarem, sendo que cada participante só pode enviar duas, serão colocadas na página oficial dos Caretos de Podence e as cinco que tiverem mais gostos serão premiadas.” 

O primeiro prémio vai ser uma viagem internacional integrada na comitiva dos Caretos, o segundo uma máscara de latão, o terceiro uma miniatura dos Caretos, o quarto um jantar “à Careto” para duas pessoas no entrudo do próximo ano e o último um gorro dos Caretos.

Mas as atividades não vão ficar por ai.

O ano atípico obriga a um reinventar da tradição e está a ser preparado um programa para acompanhar à distância:

“Estamos na fase final de elaboração daquilo que vamos fazer nos dias 14, 15 e 16. Na próxima semana teremos mais informações sobre aquilo que irá acontecer. Claro que será à distância, não haverá público mas vamos assinalar o Carnaval de Podence e o Entrudo Chocalheiro. Haverá atividades online e não só. Posso revelar que teremos Caretos à varanda e mais umas surpresas pelo meio.” 

Um ano em que a folia protagonizada pelos Caretos de Podence vai ter de ser mais contida mas não esquecida, neste que é o segundo entrudo desde que estes mascarados ostentam o selo de Património Imaterial da Humanidade.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário