Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de abril de 2021

Esculturas de artesão local dão cor à aldeia de Sanceriz

 A localidade de Sanceriz, no concelho de Bragança, tem agora outra vida. 6 estátuas, entre elas a da Nossa Senhora do Aviso, deram cor à aldeia e o responsável é Antero Ratão.
Esteve em França durante 40 anos, mas quis regressar à terra natal para aproveitar a reforma. Com 70 anos passa o tempo a esculpir estátuas de cimento e ferro.

“Com cimento e ferro, vou imaginado e vou fazendo. Eu não tenho molde. Às vezes, são coisas que já vi e tento fazer igual”, explicou Antero Ratão.

Desde pequeno que tem gosto por trabalhos manuais. Gosto que diz não ter preço.

“Gostei sempre de fazer assim coisas, desde pequeno quando ia com as vacas levava uma faca e aproveitava para fazer coisas assim” sublinha.

E enquanto as mãos permitirem, o sossego ainda está longe de fazer parte da vida de Antero Ratão. Natural de Sanceriz, em Bragança, é agora o autor das seis estátuas que estão a chamar a atenção dos mais curiosos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário