Ao que apurámos, a maior facilidade de acesso ao aeródromo municipal de Bragança e a falta de condições existentes na Senhora da Serra terão estado na origem da mudança do local onde fica agora estacionado o helicóptero médio ataque inicial, nesta época de incêndios.
Os oito elementos do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) que guarnecem o meio aéreo vão também passar a ter instalações no aeródromo. Sendo que os restantes 16 elementos da companhia dos GIPS de Bragança continuam nas instalações de Izeda, para onde se mudaram há quase um ano.
Na Serra da Nogueira vai manter-se o posto de vigia.
Dia 15 de Maio começou o agora designado nível II de empenhamento operacional do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que se prologa até ao final do mês. Segue-se o nível III no mês de Junho e a fase mais complexa e com mais meios será de 1 de Julho a 30 de Setembro.
Este ano, está disponível o mesmo número de meios aéreos no combate a incêndios que no ano anterior, ou seja, 37 até ao final do mês e 60 nos níveis mais críticos. O distrito de Bragança conta também com o meio aéreo de ataque inicial estacionado em Alfândega da Fé em permanência, ao longo de todo o ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário