Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Cruz Vermelha de Bragança ajuda idoso a quebrar a solidão com uma televisão

 A pandemia veio agravar a solidão de muitos idosos que vivem no meio rural. Em Mós, no concelho de Bragança, Ernesto Rodrigues, de 73 anos, vive sozinho, com o cão de gado transmontano
A Cruz Vermelha de Bragança tem sido uma ajuda, com bens alimentares, mas o idoso recentemente fez um pedido especial: pediu uma televisão para lhe fazer companhia. “é uma certa distração. De manhã, levanto-me e vou para a horta com o cão e o sacho e ponho o rádio em cima do muro. É uma grande companhia. Antes do vírus ia a Bragança quatro ou cinco vezes por mês”.

Apesar de não ligar muito a futebol, não queria deixar de acompanhar o Europeu, que o tem ocupado nos últimos dias. “Se for uma equipa portuguesa e outra estrangeira dou mais força a Portugal”.

Ernesto Rodrigues faz parte do grupo de 44 idosos que é ajudado pela Cruz Vermelha de Bragança no combate à solidão e também na prestação de cuidados, explica Bárbara Freixo, enfermeira da instituição. “No meio rural procuramos combater o isolamento social e prestar apoio alimentar e fornecimento de roupas. São necessidades que cada um deles nos vai apresentando e tentamos sempre arranjar forma de responder. Da última vez que viemos cá o senhor Ernesto disse que gostava de ter uma televisão”.

Portugal fica por aqui no Campeonato da Europa de Futebol, mas Ernesto Duarte fica com a televisão para lhe fazer companhia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário