Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Encontros da Raia 2021

 Tema: (Etno)Grafias da Raia
Uma reflexão analítica sobre patrimónios raianos que partilham entre si um fundo cultural, histórico e antropológico comum. Uma abordagem prospetiva apoiada nas investigações e estudos universitários. A raia como área de interseção (etno)cultural.

O projeto procura responder ao desafio de se estabelecerem relações mais intensas e dinâmicas no contexto raiano que liga Miranda do Douro às comarcas de Salamanca, Zamora e Valladolid.

Sendo certo que são diversos os planos de interação possíveis entre estas regiões fronteiriças – com incidências económicas, turísticas e culturais, entre outras – neste projeto contemplam-se manifestações culturais com pontos de contacto que remetem para uma partilha de um fundo cultural comum com raízes históricas que permanecem na atualidade.

Esta opção, partindo justamente dessa identidade cultural repartida, tem em consideração o facto de se realizarem atividades e iniciativas cuja mais ampla divulgação será um contributo para que possam ser potenciadas do ponto de vista económico e turístico. E, por outro lado, o facto de trabalharem no terreno entidades e personalidades reconhecidas nas respetivas comunidades pelo inequívoco compromisso com o trabalho cultural.

Uma jornada de reflexão transfronteiriça a não perder...

Sem comentários:

Enviar um comentário