sexta-feira, 23 de julho de 2021

Casa recuperada melhora qualidade de vida de família de Bragança

 Com o objectivo de combater a pobreza e a exclusão social, prestando apoio àqueles que, de facto, mais precisam, a União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, em Bragança, tem vindo a ajudar a recuperar as casas de quem não tem posses para o fazer.
Agora foi a vez de Teófilo Conceição, que passa a ter uma habitação com as condições necessárias para a família. “Precisava de muitas obras, andei a dar-lhe um jeitinho, mas nunca chegou ao ponto como agora está. Agora está muito bem trabalhada, ficou com três quartos, uma cozinha grande, uma sala, ficou muito bem, recuperaram-na muito bem”.

Teófilo Conceição vive com a mulher e dois filhos, ainda pequenos, na zona de Além do Rio. Até aqui, a casa tinha apenas um quarto, que todos partilhavam. “Tinha um e mal feito, vou comprar agora as mobílias para os miúdos, uma cama de cada vez, para terem no seu quarto e não dormirmos todos juntos, agora cada um tem o seu quartinho, tem duas casas de banho. Agora está bem, temos boas condições”.

A União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo tem contado com o apoio da câmara de Bragança e, ao longo dos últimos quatro anos, já ajudou nove famílias. Neste momento, já se iniciaram obras numa outra casa e, na semana que vem, será a vez de ajudar mais uma família. Telmo Afonso, presidente da união das freguesias, afirma que a habitação em que acaba de se intervir fica com todas as condições necessárias. “Neste momento é uma habitação condigna, digna para a habitação de uma família. Qualquer família podia viver lá com muita dignidade. Temos trabalhado muito bem com o município de Bragança nesta área e na área social. A identificação das famílias tem sido realizada quer por nós, por vizinhos, quer também pelo município quando concorrem aos apoios sociais”.

Neste caso, a intervenção ainda foi bastante significativa. “Nós recebemos da câmara municipal de Bragança 4500 euros, a obra está orçamentada em 7200 euros mais IVA, Portanto foi quase dividido o valor que apoiou a câmara como o da união das freguesias, sendo que o ajuste directo simplificado desta obra foi realizado pela união das freguesias. Foram gastos quase 10000 euros, sendo que o que foi gasto para além daquilo que nós tínhamos adjudicado foi extras que o senhor quis, com as posses dele e que quis realizar na própria habitação”.

A família de Teófilo Conceição acaba assim de ficar com o mínimo indispensável de conforto habitacional. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário