quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Fabulosa Pintura Mural em Agrochão – Vinhais

 Fui acompanhando, à distância, o decorrer dos trabalhos de conservação e restauro da pintura mural existente na Capela de Nossa Senhora do Areal, em Agrochão, aldeia e freguesia do município de Vinhais, distrito de Bragança, feitos por Joaquim Inácio Caetano, grande especialista na área da conservação-restauro de pintura mural, Professor Doutor no Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Painel completo da pintura mural

Assim que soube do término dos trabalhos, e pude tirar férias, desloquei-me a Agrochão, 2 de agosto de 2021, para poder ver a pintura, interpretá-la e recolher imagens de tão importante legado do século XVI. Fiz-me acompanhar por Maria Isabel Morais, Docente e Licenciada em História D’Arte, que me ajudou na leitura e interpretação de tão magnífica pintura. Tive o privilégio de ser acompanhada pela Leandra Pereira, da Junta de Freguesia de Agrochão, e pelo Sr. João Carvalho, em tão magnífica visita. Foi um dia memorável, que enriqueceu os meus conhecimentos!

Coroação de Nossa Senhora

Pudemos verificar que os traços são de grande perfeição e requinte, levando-nos a constatar que este painel - de pintura mural -, foi executado por um bom mestre, desconhecendo-se o nome do autor. A delicadeza dos rostos, das mãos e as três cenas em que se enquadra todo o retábulo, revelam-nos um trabalho de excelsa qualidade, dentro da pintura mural.


Ao centro, do painel, temos a representação da coroação de Nossa Senhora, ladeada por dois monges, de ordens religiosas diferentes, que nos pareceram desintegrados da realidade, sendo que um deles tinha a cabeça rapada, o que não era habitual à época; do lado direito, a anunciação do Anjo a Maria, não faltando a pomba e o chão quadriculado, representando o quarto onde dormia quando lhe apareceu o Anjo; do lado esquerdo, os pais de Nossa Senhora, Sant’Ana e São Joaquim abraçados, e uma imagem no extremo esquerdo, onde se pode ver parte do rosto e uma mão, de uma delicadeza ímpar, levando-nos a aventar que poderá ser feminina. As três cenas marianas estão delimitadas por colunas e aludem a supostos locais onde tal tenha acontecido. Apurámos tratar-se de uma representação iconográfica de um retábulo fingido, tendo como objetivo mostrar a vida de Maria.

Este tipo de arte sacra – pintura mural -, era utilizado quando os recursos monetários escasseavam, não retirando valor à obra e mérito ao mestre executante.

A Capela de Nossa Senhora do Areal só abre ao público no primeiro domingo de agosto. Para visitarem tão importante Capela e desfrutarem da beleza ímpar da pintura mural, assim como de toda a envolvência, contactem a Junta de Freguesia de Agrochão.

Texto e fotos:
© Teresa do Amparo Ferreira, 02-09-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário