Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Castelo de Bragança

 Rumamos a Trás-os-Montes, no extremo nordeste do país, parando junto à margem do rio Fervença, para descobrir “um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses”. Diz-se que a fortificação original foi construída no reinado de D. Afonso Henriques, quando a região pertencia ao cunhado. Depois, o filho do nosso primeiro rei fez-lhe melhorias porque, já se sabe, Bragança também fica na fronteira com Espanha.


O mais bonito? As janelas góticas. O mais interessante? A chamada “Torre da Princesa” por causa da história que carrega e das lendas que inspirou. Por exemplo, diz-se que ali morou D. Sancha, irmã de D. Afonso Henriques, para fugir das infidelidades conjugais do marido. Ali esteve também encarcerada D. Leonor, esposa do quarto duque de Bragança, injustamente acusada de adultério pelo próprio marido, que acabou por a assassinar com um punhal, em Vila Viçosa (Alentejo).

A imponente Torre de Menagem de 17 metros, acrescentada uns séculos mais tarde e que hoje acolhe um museu militar, também dá nas vistas. Vale a pena subir até ao topo, apreciar a vista sobre a cidade e a paisagem que vai da serra de Montesinho à serra de Sanabria, porque, não sei se já vos disse isto: Espanha fica ali mesmo ao lado!

Ao lado do castelo existe um pelourinho medieval com um verraco ou berrão, usado pelos celtas em rituais de fertilidade. Nós encontrámos outro verraco em Espanha, em Ciudad Rodrigo.

Ruthia Portelinha

Sem comentários:

Enviar um comentário