DOMINGO, 31 DE OUTUBRO DE 2021 ÀS 21:30
A Cafetra é uma editora e colectivo musical lisboeta cuja data exata de início de actividade é difícil de confirmar, ao contrário da sua independência, que é consistente e lhe trouxe o estatuto de editora de culto.
O seu ritual mais clássico celebra a música e a amizade e chama-se Noite Fetra & Amigos. A primeira vez que se realizou foi no Halloween de 2011 e serviu para financiar o primeiro LP da editora: o disco "Até Morrer" d'Os Passos em Volta.
Volvidos dez anos, muitas Noites Fetra, algum material quebrado, grandes concertos, histórias míticas, decors artísticos, umas noites no Natal e outras em pleno Verão, a Noite Fetra & Amigos sai de Lisboa e vai viajar pelo país, numa tour que se esticará até 2022. Juntando um plantel rotativo de artistas do coletivo a artistas de cada local, e firmando laços comunitários que habitualmente estão separados por linhas municipais mais do que pela arte, a Cafetra convida-nos a transformar estas noites em experiências de comunidade e liberdade, como se de um rito pagão se tratasse.
Recriando, em parte, o formato de megabanda metamórfica, o concerto agrega um conjunto de momentos e repertórios dos vários artistas da Cafetra, sem paragens; com Germano a fazer as honras da primeira parte.
>>Éme / Moxila<<
O Éme tem-se afirmado como cantor da vida lisboeta, entregando discos que são crónicas deste tempo e lugar, para além de ser um dos artistas fundadores da Cafetra e ter feito parte de uma das suas primeiras bandas, Os Passos em Volta. A Moxila é uma artista multifacetada que, para além da música, cria bandas desenhadas e animações. A par dos seus álbuns, é a responsável pelas edições "Natal Gentil" e pelo estúdio caseiro de animação "Lixo Feliz". Juntos têm desenvolvido vários trabalhos em conjunto nos últimos anos – o álbum "Domingo à Tarde", o EP "Natal Gentil III" ou os concertos que deram juntos por todo o país, são exemplos disso. Neste concerto apresentarão canções desse repertório e do álbum que contam editar a meias em Dezembro de 2021.
>>Sallim / Lourenço Crespo<<
Lourenço Crespo é músico, compositor multi-instrumentista e um dos fundadores da Cafetra. Kimo Ameba, 100 Leio e Iguanas são alguns dos projectos nos quais esteve envolvido, para além de ter colaborado com praticamente todos os colegas da editora. Em 2016, lançou o seu primeiro disco a solo Nove Canções e, no ano passado, o seu sucessor homónimo, produzido por B Fachada. Sallim é uma artista multidisciplinar, cujo trabalho se estende das artes visuais e têxteis à música. Colabora com a Cafetra desde 2016, data de lançamento do seu primeiro álbum, Isula, seguido de A ver o que acontece, editado em 2019. Lourenço e Sallim juntam-se agora mais uma vez para um concerto em duo, em que irão partilhar canções novas e antigas dos seus respectivos repertórios, principalmente dos seus últimos álbuns, nos quais colaboraram mutuamente.
>>Miguel Abras / Rabu Mazda / João Dória<<
Para além de terem uma banda de punk em conjunto (As Putas Bêbadas), com dois discos editados, todos os elementos deste trio produzem a solo, propondo apresentar um repertório conjunto de temas da banda e de cada um, num formato mais acústico do que o habitual.
Para além de baterista da banda, Rabu Mazda (Leonardo Bindilatti) é produtor, DJ, engenheiro de som e um dos fundadores da Cafetra Records. Esteve envolvido em várias bandas e projectos da editora – Kimo Ameba, Go Suck a Fuck, Kridinhux e Iguanas. Em Abril de 2020 lançou Todo Mundo Sabe, o seu o primeiro disco a solo, editado pela editora brasileira 40%Foda/Maneirissimo, e, em Outubro do mesmo ano, Tá Sempre Pegando Fogo, editado pela Discos Extendes, preparando um terceiro álbum, com lançamento previsto para o final de 2021.
Miguel Abras junta-se à Cafetra em 2010 e co-funda o conjunto Putas Bêbadas, onde é vocalista e baixista. Desde 2013 até aos dias de hoje, integra vários projetos musicais e artísticos com Éme, Sallim, David Maranha, CAVEIRA, Alexandre Estrela e Gabriel Ferrandini. Em Junho deste ano, lançou o seu primeiro EP a solo Nas Nuvens, uma compilação de canções feitas e gravadas em vários momentos, as quais já tem vindo a apresentar ao vivo em concertos acústicos.
João Dória, para além de guitarrista em Putas Bêbadas, participa também na fundação da Cafetra e na banda Passos em Volta. Com um historial de vários concertos a solo à guitarra, dedica-se agora também às canções, estreando-se no Soundcloud com o nome FacaKill.
http://cafetrarecords.bandcamp.com
+
>>Germano<<
Almas atormentadas por maldições ancestrais que cantam estórias de rituais já esquecidos e de corações resgatados ao arame farpado.
Voz: Carla Germano. Guitarra / Percussão: Vinicius Tagliari; Guitarra: Trindade.
https://youtu.be/XeCGC9b5xuM
Reservas: reservas@dedos-bionicos.pt
|||USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA|||
Sem comentários:
Enviar um comentário