terça-feira, 12 de outubro de 2021

Observadas 46 espécies de aves no Eurobirdwatch 21 em Vilarinho dos Galegos

 A atividade organizada pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural no âmbito do Eurobirdwatch 21 em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, nos dias 2 e 3 de outubro, reuniu 20 participantes em duas manhãs dedicadas às aves, durantes as quais foram observadas 46 espécies diferentes de avifauna.

Eurobirdwatch 21, Vilarinho dos Galegos. Fotografia Angelica Battistelli/Palombar.

Com as arribas do Parque Natural do Douro Internacional erguidas no horizonte, a impelir-nos para a comunhão com a Natureza, partimos à descoberta de Vilarinho dos Galegos – Trilho do Castro e do Contrabando (PR6 MGD) e deslumbramo-nos com a avifauna presente na região.

Entre as espécies observadas, destacamos o bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes), uma ave granívora, também conhecida por trinca-pinhões; o maçarico-bique-bique (Tringa ochropus), uma espécie comum em zonas com massas de água, e o pardal-francês (Petronia petronia), uma espécie pouco comum que ocorre sobretudo em aldeias e zonas florestais. Consulte as listas completas de espécies observadas no dia 2 DE OUTUBRO e no dia 3.

Este é o sétimo ano em que a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural participa no Eurobirdwatch, uma iniciativa criada em 1993, que tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.

O Eurobirdwatch é organizado pela BirdLife International e coordenado, em Portugal, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Todos os anos, reúne pessoas de dezenas de países para a observação de avifauna.

Sem comentários:

Enviar um comentário