Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Padaria de Gimonde celebra Dia Mundial do Pão ajudando a delegação de Bragança da Liga Contra o Cancro a angariar fundos

 Um pão em troca de um euro. Foi assim que, no sábado, a delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro apelou à solidariedade dos brigantinos
Os voluntários da liga juntaram-se à padaria de Gimonde e, em pleno Dia Mundial do Pão, estiveram na Praça da Sé, a receber os donativos dos que quiseram contribuir para esta causa.

Anabela Anjos é voluntária há cinco anos e mostrou-se agradada com a adesão das pessoas, que estão cada vez mais sensibilizadas para esta problemática. “Muita gente já sabia e quis vir ao pão solidário. Quem não sabia, e por aqui passou, comprou, mais que não fosse só para ajudar. Somos um povo extremamente solidário. Toda a gente tem sempre alguém que já teve ou tem cancro. É uma causa sensível a todos. Esperemos que este dinheiro seja bem emprega na prevenção, investigação e auxilio aos que mais precisam”.

Elisabete Ferreira é uma das proprietárias da Padaria Pão de Gimonde, de quem partiu a ideia de assinalar o Dia Mundial do Pão. A celebração da data fazia mais sentido se fosse associada a uma causa solidária. Outros parceiros surgiram aqui como aliados, nomeadamente o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Secundária Emídio Garcia. O IPB tem estado a trabalhar com a padaria, em projectos agro-alimentares. Já a escola secundária juntou-se porque os alunos do curso profissional de saúde quiseram ajudar na confecção dos pães, aprendendo um pouco sobre a arte. “Foi toda a nossa equipa, em conjunto com o IPB, que se lembrou de juntar este dia a uma causa que tivesse impacto. As pessoas já ficam com a atenção desperta quando veem pão. Juntando as duas coisas... creio que seja o binómio perfeito”.


A padaria tem-se destacado pela diversidade de pão que tem vindo a criar. Elisabete Ferreira assume que é preciso voltar a pão no centro da mesa e que se deve ter atenção à sua composição, comendo pão mais saudável. “As pessoas comem pão demasiado refinado. Vamos começar a comer pão com mais fibra porque isso faz uma diferença enorme. Os nossos pães são todos feitos com a massa mãe e é tudo 100% natural. As nossas farinhas não são aditivadas”.

Os donativos angariados revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em pleno Outubro Rosa, ao projecto juntou-se ainda o Movimento Vencer e Viver, composto por mulheres brigantinas que ultrapassaram o Cancro da Mama.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário