Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Aprovadas obras no Museu do Abade de Baçal e Domus Municipalis de Bragança

 As intervenções no Museu Abade de Baçal e na Domus Municipalis de Bragança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ascenderão a um total de 640 mil euros, segundo os contratos que hoje serão assinados.


Os contratos interadministrativos de cooperação serão assinados hoje, entre o Município de Bragança e o Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural, da Direção Regional de Cultura do Norte e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, indica o comunicado hoje divulgado pelo Governo.

"A realização da empreitada no Museu do Abade de Baçal inclui obras de beneficiação e reparação de equipamentos técnicos e de requalificação de espaços exteriores, nomeadamente do jardim", indica o Ministério da Cultura, acrescentando que, "para este equipamento, se prevê igualmente a instalação de rede 'wifi'", tendo em conta "o pleno funcionamento do Museu".

"Paralelamente, serão feitas obras de conservação num monumento emblemático da cidade, a Domus Municipalis", acrescenta o ministério.

"O investimento total previsto para as duas intervenções é de 640 mil euros". Os trabalhos "deverão ter início no primeiro trimestre de 2023 e estar concluídos no primeiro trimestre de 2024", garante o Ministério da Cultura, em comunicado.

O PRR, para a área da Cultura, tem um montante global de 243 milhões de euros.

Destes, 150 milhões são destinados "à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural", e os 93 milhões, à "Transição Digital das Redes Culturais para a modernização tecnológica e digitalização de artes, literatura e património".

O Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arqueologia, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa, assim como o Teatro Camões e os teatros nacionais de São Carlos e de D. Maria II estão entre as 49 instituições indicadas como alvo de "requalificação prioritária", no âmbito da componente Património Cultural do PRR.

Os mosteiros da Batalha e de Alcobaça, o Museu Monográfico de Conímbriga, o Museu Nacional Machado de Castro e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, já celebraram os seus contratos no âmbito do PRR.

A componente do Património Cultural prevê ainda a instalação do Centro Tecnológico do Saber Fazer e dos Laboratórios do Saber Fazer, com rotas associadas, no contexto da estratégia para as artes e ofícios tradicionais.

Na área da transição digital das redes culturais, com uma dotação de 93 milhões de euros, o PRR abrange a compra de novos equipamentos informáticos e de sistemas de informação, assim como a edição de catálogos integrados para 239 bibliotecas públicas e a constituição de bibliotecas itinerantes 'online'.

A cobertura 'wifi', em 50 museus, palácios e monumentos, a aquisição de equipamento de projeção digital de cinema e de vídeo, para 155 cineteatros e centros públicos de arte contemporânea, e a modernização tecnológica dos laboratórios de conservação e restauro do Estado, incluindo o Arquivo Nacional da Imagem em Movimento (ANIM), da Cinemateca Portuguesa, são outros objetivos já estabelecidos para a componente dedicada às redes e à transição digital.

Esta medida deverá abranger ainda a instalação do Arquivo Nacional do Som.

Quanto à digitalização de acervos, está prevista a intervenção num espólio de 20 milhões de imagens de bibliotecas públicas, de 19,5 milhões de documentos de arquivos nacionais, assim como a digitalização de 59.500 registos de coleções de museus públicos e de mil filmes portugueses da Cinemateca, além da criação de visitas virtuais em 65 museus.

O apoio à tradução de obras literárias, à edição de 'audiobooks' e 'ebooks', à modernização e transição digital das livrarias e à criação da Plataforma de Empréstimo de Livros Eletrónicos, com o envolvimento de cerca de 300 bibliotecas públicas, são outras medidas previstas no PRR, na área da Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário