Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

ASSOCIAÇÃO REAPRENDER A VIVER

 Na quarta feira passada, dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, algumas localidades tiveram direito a manto branco, pois a neve deu ares da sua graça.


Quem tem reinado também é a chuva e o vento, que o diga o tio Adérito Pinela de Sacoias (Bragança) que apanhou a sua azeitona debaixo de água. Como diz ele:-“ pus-me que nem um pito, foi água de cima a baixo.”

0 vento é um inimigo dos apanhadores da azeitona, pois as lonas voam.

A nossa família tem aumentado. Apresentaram-se à família este mês 12 camionistas, a maior parte deles ouve-nos através da internet e transporta-nos para vários cantos da Europa.

Nesta edição vou dar-vos a conhecer a associação Reaprender a Viver que tem a sua sede na antiga escola primária da estação.

Nestes últimos dias estiveram de parabéns: Amador Morais (96) Milhão (Bragança); Maria Rodrigues (85) Seara Velha (Chaves); Marcelina Gonçalves (81) Coelhoso (Bragança); Helena Estevinho (72) Paredes (Bragança); Hermínia Alves (69) Real Côvo (Valpaços); Gisela Maravilhas (52) Salselas (Macedo de Cavaleiros); Ana da Conceição (52) Argozelo (Vimioso); António Teixeira (46) Valpaços; Vitor Martins (46) Talhas (Macedo de Cavaleiros); Ricardo Tavares (38) Duas Igrejas (Miranda do Douro). Os nossos sinceros parabéns a todos os aniversariantes.

A Associação Reaprender a Viver é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) , sem fins lucrativos que presta apoio social aos jovens e demais público que se encontre em situação de carência, designadamente aos desempregados, toxicodependentes, vítimas de maus tratos, reclusos e ex-reclusos, imigrantes, famílias multi-problemáticas e a todos aqueles em vias e/ou de exclusão social.

A sua MISSÃO é promover a integração e a reinserção de todos aqueles que se encontram em vias de exclusão social ajudando-os a reaprender a viver.

Foi constituída em 2003, por um grupo de amigos, com o objetivo de ajudar pessoas em situação de carência e de exclusão social e tem a sua sede na Rua da Estação, nº 1-A, em Bragança.

Desde o ano de 2005 que desenvolve a resposta social Equipa de Intervenção Direta (EID), em que apoia cerca de 50 utentes e suas famílias, através de um acordo de cooperação atípico, celebrado com o Instituto de Segurança Social.Trata-se de uma resposta social desenvolvida através de um serviço constituído por unidades de intervenção junto da população toxicodependente e suas famílias e junto de comunidades  afetadas por este fenómeno. Esta resposta social tem como Missão: Intervir junto de pessoas com a problemática da toxicodependência e suas famílias, ajudando-os a reaprender a viver sem dependências. Visão: Ser uma equipa de referência assumindo uma postura ativa na integração das pessoas com o problema da toxicodependência em processos de recuperação e inserção social. Valores: Honestidade: prestamos um serviço com transparência e seriedade. Inclusão: actuamos para promover uma participação ativa dos nossos utentes nos vários domínios da vida social. Proximidade: actuamos no terreno, conhecemos a realidade. Respeito: aceitamos e apoiamos a todos incondicionalmente. Solidariedade: acolhemos de forma solidária todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades. 

Desde o ano 2009, que tem a funcionar o GIP-Gabinete de Inserção Profissional. O trabalho desenvolvido no GIP destina-se a jovens adultos desempregados e também a entidades/empresas na contratação de trabalhadores oferecendo serviços de divulgação e informação adequados à medida das empresas. O GIP divulga alguns programas do IEFP como medidas de estágio, medidas de emprego e inserção. Ajuda na elaboração do Curriculum Vitae, cartas de apresentação, cartas de candidatura espontânea, na preparação de entrevistas, tudo em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Famílias Anónimas, trata-se de um grupo de auto-ajuda criado para dar resposta aos problemas das dependências vivenciados pelas famílias.

Atelier “Partilha de Saberes”, espaço onde se realizam actividades e ateliers diversificados para os utentes e suas famílias.

Projeto “Recicle e Ajude”,  visa a confeção de objetos com materiais recicláveis pelos utentes e posterior divulgação. Os utentes adquirem comportamentos adequados à preservação do ambiente, executam tarefas social e institucionalmente úteis e desenvolvem competências que facilitarão a sua inclusão social e profissional.   Na associação decorrem ainda as reuniões semanais dos Alcoólicos Anónimos (AA). 

Recentemente a Associação foi contemplada com o prémio do Pingo Doce “Bairro Feliz”, para desenvolver o projeto “Bairro em Forma”, mexe-te connosco! O desporto é um veículo de integração por excelência. A Associação pretende chegar às crianças e jovens do Bairro F. F. Habitação da Mãe d’Água, para trabalhar e desenvolver competências psicossociais, diminuir os níveis de estigmatização e promover hábitos de vida saudáveis. Pretende-se criar um grupo de jovens e motivá-los para a prática desportiva. Esta prática levará à criação de laços de proximidade e ao estabelecimento de uma relação empática e de confiança que permitirá trabalhar, de uma forma informal, competências nas crianças e jovens.

Se precisa de ajuda contacte-nos:

Rua da Estação, Nº1 A
5300-151 Bragança
Telef: 273333401
Télem: 935945949
Email: geral@reaprenderaviver.pt
www.reaprenderaviver.pt

Tio João

Sem comentários:

Enviar um comentário