Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Rota das casulas e do butelo de regresso a Macedo de Cavaleiros

 Os fins de semana gastronómicos estão de regresso a Macedo de Cavaleiros já este mês, com um fim de semana dedicado às casulas e ao butelo e outro em que o javali vai estar em destaque nas ementas dos restaurantes aderentes.


“É uma iniciativa que procura dinamizar a restauração no concelho, depois de dois anos em que tem sido afetada pelos sucessivos confinamentos e paralisações para ajudar a controlar a pandemia”, explica o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Os fins de semana gastronómicos arrancaram em novembro de 2021, com três dias dedicados à castanha. Agora, entre 14 e 16 de janeiro as casulas e o butelo são as estrelas das ementas dos 21 restaurantes aderentes. “O butelo é um dos melhores exemplos da forma como as nossas gentes aproveitam todas as partes do porco”, sublinha Benjamim Rodrigues. O autarca recorda que se trata da tradicional gastronomia de Inverno em Macedo de Cavaleiros, que combina o butelo, um enchido feito com ossinhos e costela de porco, com as casulas, um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido, na água da segunda cozedura deste.

Segue-se, no fim de semana de 27 a 30 de janeiro, a Rota do Javali. Inicialmente, a ação estava prevista para ser integrada na Feira da Caça e do Turismo, mas o aumento do número de casos de COVID-19 levou a autarquia, em coordenação com a autoridade local de saúde, a cancelar a edição de 2022. “Mantemos esta forma de promoção das iguarias tradicionais do nosso concelho, onde se destaca o Javali no Pote à Moda de Macedo de Cavaleiros, oficialmente reconhecido pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural como um dos ‘Produtos Tradicionais Portugueses’”.

O autarca macedense deixa o convite a todos para visitarem os restaurantes do concelho nos dois fins de semana de janeiro. “Há excelentes pratos para experimentar, uma gastronomia de excelência e que vão, com toda a certeza, deixar em que nos visita a vontade de voltar mais tarde”, assegura Benjamim Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário