segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Rota das casulas e do butelo de regresso a Macedo de Cavaleiros

 Os fins de semana gastronómicos estão de regresso a Macedo de Cavaleiros já este mês, com um fim de semana dedicado às casulas e ao butelo e outro em que o javali vai estar em destaque nas ementas dos restaurantes aderentes.


“É uma iniciativa que procura dinamizar a restauração no concelho, depois de dois anos em que tem sido afetada pelos sucessivos confinamentos e paralisações para ajudar a controlar a pandemia”, explica o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Os fins de semana gastronómicos arrancaram em novembro de 2021, com três dias dedicados à castanha. Agora, entre 14 e 16 de janeiro as casulas e o butelo são as estrelas das ementas dos 21 restaurantes aderentes. “O butelo é um dos melhores exemplos da forma como as nossas gentes aproveitam todas as partes do porco”, sublinha Benjamim Rodrigues. O autarca recorda que se trata da tradicional gastronomia de Inverno em Macedo de Cavaleiros, que combina o butelo, um enchido feito com ossinhos e costela de porco, com as casulas, um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido, na água da segunda cozedura deste.

Segue-se, no fim de semana de 27 a 30 de janeiro, a Rota do Javali. Inicialmente, a ação estava prevista para ser integrada na Feira da Caça e do Turismo, mas o aumento do número de casos de COVID-19 levou a autarquia, em coordenação com a autoridade local de saúde, a cancelar a edição de 2022. “Mantemos esta forma de promoção das iguarias tradicionais do nosso concelho, onde se destaca o Javali no Pote à Moda de Macedo de Cavaleiros, oficialmente reconhecido pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural como um dos ‘Produtos Tradicionais Portugueses’”.

O autarca macedense deixa o convite a todos para visitarem os restaurantes do concelho nos dois fins de semana de janeiro. “Há excelentes pratos para experimentar, uma gastronomia de excelência e que vão, com toda a certeza, deixar em que nos visita a vontade de voltar mais tarde”, assegura Benjamim Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário