Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Trilho de Rio de Onor (PR11 Bragança)


O percurso pedestre “O Lado Português de Rio de Onor” é um dos trilhos mais recentes de Bragança e do Parque Natural de Montesinho. Fomos conhecê-lo na primavera de 2021 e nem pestanejamos na hora de o incluir nesta nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Bragança.

Açude e Moinho de Água da aldeia de Rio de Onor

O trilho arranca na encantadora Rio de Onor, uma aldeia literalmente atravessada pela linha invisível da fronteira com a Espanha e pelo rio com o qual partilha o nome. A aldeia funde-se na paisagem deste Trás-os-Montes remoto e das floridas varandas do casario típico em xisto, donde ainda se escuta um ou outro vocábulo do vernacular dialeto rionorês. Bonita e cativante, ninguém fica indiferente ao seu encanto, não sendo à toa que foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Um dos muitos recantos do Rio Onor que irá encontrar ao longo do percurso pedestre

Para além de o levar a conhecer alguns dos locais mais bonitos da aldeia de Rio de Onor, como sejam a Igreja Matriz, o Moinho de Água e Forja Comunitários, o trilho irá conduzi-lo por entre os ondulantes montes que abraçam a aldeia até chegar às margens do Rio Onor, junto às quais irá encontrar um gigantesco Carvalho Negral Centenário e a imponente Fraga do Rio Onor. Imperdível!

Carvalho Negral Centenário – Trilho de Rio de Onor

Dica VagaMundos: o trilho de Rio de Onor pode ser percorrido em ambos os sentidos, mas nós recomendamos que o percorra no sentido contrário ao ponteiro do relógio. Também de salientar que este é outro excelente percurso pedestre para observar cervídeos, sobretudo durante a época da brama. Se o percorrer ao amanhecer ou ao final do dia tem boas chances de conseguir avistar veados (leve uns binóculos pois a área é imensa), ou pelo menos de escutar, alto e bom som, a sua brama. Já por lá nos cruzamos com eles durante a brama e foi um “concerto” inesquecível!

Informação prática do Trilho de Rio de Onor
Distância: 7 km
Circular: Sim
Dificuldade técnica: Fácil
Local de Partida/Chegada: Junto ao Parque de Campismo de Rio de Onor

Rota/Track GPS do Trilho de Rio de Onor (PR11 Bragança)


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário