Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Vinhais aproveita eleições para lembrar reivindicações aos partidos

 A Câmara de Vinhais aprovou por unanimidade duas moções a lembrar, em tempos de eleições legislativas, as principais reivindicações daquele que é um dos concelhos mais mal servido de comunicações, divulgou hoje a autarquia.


O executivo camarário, liderado pelo PS e com a coligação PSD/CDS-PP na oposição, dirige as moções a várias entidades e a todos os partidos políticos que concorrem às legislativas antecipadas, no dia 30, “para que também percebam que não basta falar do desenvolvimento do interior, é preciso ações que tornem esse desenvolvimento uma realidade”.

Uma das moções insiste na reivindicação de que este concelho do distrito de Bragança seja dos primeiros em Portugal a ter acesso à rede 5G.

A entidade reguladora das comunicações, a Anacom, fez recentemente um estudo e reconheceu que Vinhais é dos concelhos mais mal servidos de rede móvel e Internet no país.

Prazo concreto para a resolução dos problemas não foi avançado, mas o presidente da Anacom, João Cadete, mostrou-se otimista de que o recente leilão do 5G venha a melhorar o atual quadro, devido a algumas obrigações impostas às operadoras.

Não se comprometeu, todavia, com o pedido direto do presidente da Câmara, o socialista Luís Fernandes, de obrigar as operadoras a começarem a instalar a 5G neste concelho e noutros em situação idêntica, onde há localidades sem qualquer tipo de rede móvel.

O município transmontano decidiu insistir na reivindicação de Vinhais ter que ser um dos primeiros concelhos a ter acesso à 5G e lembra que, até fruto da pandemia covid-19, percebeu-se que “uma das melhores formas de potenciar estas regiões é ao nível do digital, criar condições para que várias pessoas se fixem nestas terras”.

A autarquia salienta que “devem ser estas as primeiras a ter acesso à rede 5G, dado que está inscrito no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem por isso a devida componente financeira para ser realizado”.

“Quando percebemos que atualmente é possível com bons acessos aos meios digitais trabalhar em qualquer parte do mundo, esta é uma das melhores formas de atrair população para os nossos territórios, principalmente população jovem”, sustenta.

O município reitera que não deixará também de reivindicar a ligação Transfronteiriça Macedo de Cavaleiros – Vinhais - Gudiña (Espanha), que volta a expressar noutra moção aprovada por unanimidade em reunião de Câmara.

A autarquia alega que “cada vez mais se justifica esta ligação, agora que foi inaugurada (a 20 de dezembro) a estação “Portas da Galiza” na Gudiña e que permite a ligação quatro vezes por dia entre Ourense e Madrid de Comboio de Alta Velocidade”.

Acrescenta que a A52, autoestrada que liga Vigo a Madrid, encontra-se também a uma distância de 30 quilómetros de Vinhais.“Importa por isso, e como o próprio ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, referiu aquando da inauguração da Feira da Castanha em Vinhais, não deixar cair esta ligação, bem antes pelo contrário, e arranjar forma de a financiar para que possa ser uma realidade no futuro”, lê-se na moção.

Sem comentários:

Enviar um comentário