Chama-se Ucrânia Feliz e englobou o envio de um autocarro com bens de primeira necessidade e que no regresso traz para Portugal famílias ucranianas – sobretudo mulheres e filhos. O presidente da Câmara de Vila Flor, Pedro Lima, disse que é uma acção articulada com uma paróquia da Hungria.
“Eu hoje recebi as imagens e foi impressionante ver o nosso autocarro a chegar e a ser descarregado, carrinhas de dimensões mais pequenas já com matrículas ucranianas a serem carregadas. Às 10 da manhã abria o corredor humanitário e estavam os nossos voluntários a atravessar a fronteira húngara-ucraniana e a entregar em mãos”, contou.
Pedro Lima acrescenta que a ajuda é a possível neste momento, mas dada com boa vontade.
“A imagem de uma criança a abraçar um peluche, realmente comoveu-me tremendamente, porque acho que é essa a mensagem que nós levamos. Não vamos salvar o mundo, nem vamos mudar muitas vidas, se calhar vão ser poucas, gostaria que fossem mais, mas vamos tocar em alguém e vamos abraçar alguém e este é o momento de mostrarmos que somos humanos”, acrescentou.
O autocarro da Missão Ucrânia Feliz deve chegar a Vila Flor amanhã à noite.
Nenhuma das famílias que nele viajam vai ficar neste concelho. Vêm com destino a outras zonas de Portugal, onde vão juntar-se a família e amigos que já vivem cá.
Sem comentários:
Enviar um comentário