A iniciativa, que conta com o envolvimento direto da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações e da Embaixada da Ucrânia em Portugal, tem a participação de todos os municípios que integram a CIM Douro. A recolha de bens acontece até dia 6 de março, domingo, no início da próxima semana serão enviados para a Ucrânia todos os bens recolhidos.
Município de Carrazeda junta-se à onda de apoio humanitário à Ucrânia, criando pontos de recolha de bens alimentares e outros produtos essenciais.
Através da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), os municípios que integram este território associam-se à campanha de recolha de bens essenciais e produtos alimentares não perecíveis, para ajudar a comunidade ucraniana que se encontra em situação de guerra, após a invasão das tropas da Rússia. O contexto bélico impede a comunidade daquele país de aceder com normalidade a bens essenciais para garantir a sobrevivência e níveis mínimos de higiene e conforto.
A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães está a angariar donativos, em géneros, e para o efeito criou por todo o concelho diversos pontos de recolha, nomeadamente na sede das juntas de freguesia de todo o concelho, Quartel dos Bombeiros Voluntários e na própria Câmara Municipal.
As pessoas podem doar roupas em bom estado, cobertores, produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e com grande prazo de validade, entregando esses produtos nos pontos de recolha até domingo, dia 6 de março. O carregamento com os donativos recolhidos será enviado no início da próxima semana.
A CIM Douro e as autarquias que a integram asseguram que os donativos chegam ao destino e serão distribuídos pela comunidade ucraniana, de acordo com as necessidades, por entidades idóneas e com grande conhecimento e experiência na ajuda humanitária.
Aliás, esta campanha conta com o envolvimento direto da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações e da Embaixada da Ucrânia em Portugal, para fazer chegar todo o apoio possível ao povo ucraniano que resiste a este conflito, vivendo em terror, clima de total insegurança e também de enorme privação.
A Câmara Municipal de Carrazeda considera inqualificável e totalmente reprovável a posição assumida pela Rússia, manifesta total solidariedade com o povo ucraniano estando já a preparar algumas medidas de apoio àquela comunidade e, em especial, aos refugiados de guerra que tenham necessidade de recorrer ao nosso país para garantir a sua sobrevivência.
Sem comentários:
Enviar um comentário