Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de março de 2022

Palombar dá "Formação de Guias de Observação de Aves" em parceria com o Parque Natural Regional do Vale do Tua

 A organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, em parceria com o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), está a ministrar a "Formação de Guias de Observação de Aves no Vale do Tua", promovida no âmbito do projeto financiado pelo NORTE2020 “Percursos de Birdwatching no Vale do Tua”, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.

Fotografia Palombar.

Este projeto visa criar condições de suporte à visitação informada e ambientalmente consciente na região. A formação teve início em setembro de 2021 e termina em junho de 2022. No total, são 20 os formandos, ligados a diferentes setores de atividades, com destaque para o turismo e a administração do Estado.

A decorrer em vários concelhos abrangidos pelo PNRVT (Alijó, Murça, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Mirandela), esta formação tem como objetivo capacitar agentes locais das áreas do turismo, hotelaria, ecoturismo e conservação da natureza para a identificação da avifauna da região, de forma a promover um maior conhecimento e valorização da biodiversidade presente no Vale do Tua e potenciar o desenvolvimento do território e a conservação do património natural regional.

Oficina de construção de caixas-ninho para aves. Fotografia Palombar.

Adicionalmente, a formação contribuirá para promover o estudo e a monitorização de aves na região do Vale do Tua, aumentado a recolha de dados sobre a avifauna presente no PNRVT.

A formação está estrutura em três módulos teóricos (Introdução à observação de aves; Aves: características e padrões específicos e Território e Dinamização de Atividades) e dois módulos práticos, compostos por 12 saídas de campo destinadas à observação de diferentes espécies de avifauna associadas a habitats específicos e percursos do PNRVT e duas oficinas, uma dedicada à anilhagem científica e a abrigos e comedouros para aves e outra à ilustração de aves no seu habitat natural.

Durante esta formação, os formandos desenvolvem competências em contacto direto com o território e a sua riqueza natural e adquirem conhecimentos que lhes permitem ser guias de observação de aves no contexto de várias atividades de dinamização da região, sempre com foco na conservação da biodiversidade e na sustentabilidade ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário