Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Moncorvo promove exposição sobre 840 anos do Foral de Urros

 O Município de Torre de Moncorvo promove a partir quinta-feira uma exposição sobre a comemoração do 840.º Aniversário do Foral de Urros, uma localidade daquele concelho do distrito de Bragança, foi hoje divulgado.


“Para comemorar a atribuição do foral, o Arquivo Municipal disponibiliza um conjunto de documentos sobre a freguesia de Urros, entre os séc. XIV e XIX”, indica em comunicado a autarquia presidida pelo social-democrata, Nuno Gonçalves.

Na mesma nota, pode ler-se que em abril de 1182, El-Rei D. Afonso Henriques atribuiu foral à povoação de Urros, tornando-a sede de concelho e concedendo-lhe território bem definido, assim como privilégios e deveres dos moradores e formas de administração e justiça. Este foral pretendeu também atrair população para este lugar de fronteira, de forma a fortalecer efetivamente a defesa do território.

Em 05 de julho de 1370, D. Fernando concedeu a Moncorvo o julgado de Urros, passando assim a integrar o concelho de Torre de Moncorvo, confirmando a sujeição em 1376. Logo no ano seguinte, o mesmo monarca obriga os moradores de Urros, entre outros, a prestarem assistência no reforço das fortificações da Torre de Moncorvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário